Mercedes-AMG A 35 4Matic Limousine: Equilíbrio dinâmico

A carroçaria Limousine vem trazer mais equilíbrio ao Mercedes-AMG A 35 4Matic

Mais do que equilibrar a imagem do Classe A, a carroçaria alongada do Mercedes-AMG A 35 4Matic Limousine promete fazer o mesmo pelo comportamento. É transformar o bom em melhor e ainda ganhar espaço para bagagens

Era mesmo o que estava a faltar ao Mercedes-AMG A 35 4Matic. Uma versão com a carroçaria alongada por um discreto terceiro volume. Doze centímetros, que prolongam o comprimento até aos 4,56 metros e ampliam a bagageira para uns satisfatórios 410 litros.

Um ganho em funcionalidade que pode ajudar a defender a opção pelo Mercedes-AMG A 35 4Matic Limousine e a justificar os 1850 € (63 150 €) que acrescenta ao preço do A35.

E depois há aquilo que realmente interessa: a forma como esta carroçaria trabalha com os 306 cv e o sistema de tração integral.

Com o  Dynamic Select é possível escolher entre os modos de condução Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual
Com o Dynamic Select é possível escolher entre os modos de condução Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual

Com dois litros e quatro cilindros, o motor é um velho conhecido. Já o sistema 4Matic foi totalmente revisto para os novos A 35. Continua a privilegiar o eixo dianteiro, para onde em condições normais desvia a totalidade dos 400 Nm de binário. No entanto, recebeu um cérebro eletrónico para que a embraiagem que gere a passagem do binário para o eixo traseiro deixe de responder apenas às perdas de tração do eixo dianteiro.

Mais comunicativo

Guiado por um eixo dianteiro mais comunicativo, fruto da substituição dos casquilhos de borracha da suspensão McPherson por articulações tipo rótula e pela estreia de uma proteção inferior do compartimento do motor em alumínio, o A35 Limousine tornou-se mais previsível. De inevitabilidade da tração integral, a subviragem tornou-se previsível, promovendo uma utilização dinâmica do acelerador para jogar com as transferências de massas e puxar pela traseira.

Mas é preciso ter cuidado para o 4Matic não acordar, desviar o binário para a frente e devolver o A 35 Limousine ao carril que lhe é natural.

Os comandos da caixa no volante são de série. Os outros são opcionais
Os comandos da caixa no volante são de série. Os outros são opcionais

Substancialmente mais rápida, a caixa de dupla embraiagem AMG Speedshift DCT 7G já convida a utilizar o modo manual. Reduz em resposta à pressão da patilha esquerda do volante e não quando lhe apetece, como no antigo A 45. É assim mais fácil manter o regime entre as 2500 e as 4000 rpm, intervalo onde o motor respira com mais facilidade.

Sem perdas de motricidade, o A 35 Limousine acelera até aos 100 km/h em 4,8 segundos. Mais um décimo que o A 35.

Escolha difícil

Sem possibilidades de os testar lado a lado, não nos resta mais do que a sensação que o A 35 Limousine é ligeiramente mais interativo que o A 35. Uma diferença demasiado pequena para justificar a compra de um em detrimento do outro.

Mesmo com o sistema 4Matic mais "atrevido" devem continuar a ser considerados compactos de tração dianteira, com uma inesgotável capacidade de tração. Depois é uma questão de gosto, cada carroçaria tem os seus encantos, e necessidade de espaço para bagagens.

Ensaio publicado na íntegra na Turbo 459