O mercado automóvel, na Europa, parece querer recuperar a exuberância de tempos passados, depois de, em agosto último, o número de matrículas novas ter aumentado 20% face ao mês homólogo de 2022. Desta feita, com um forte contributo das marcas e modelos 100% elétricos, cujas vendas dispararam 102% nos 28 mercados analisados.
Os números foram divulgados pela analista de mercado JATO Dynamics, com base no registo de matrículas novas feito nos 28 países que compõem o mercado automóvel europeu, Portugal incluído. E que vieram revelar uma subida de 20% no número de carros novos matriculados, só durante o último mês de Agosto.
Segundo a empresa, aquele que é também o mês por excelência para as férias fechou com praticamente 900 mil veículos novos matriculados, na Europa. Sendo que, destes, perto de 196 mil foram elétricos a bateria.
De resto, este último número representa uma subida de 102%, face ao registo de matrículas novas de veículos elétricos, em agosto de 2022.
Já, por exemplo, no que aos veículos a gasolina diz respeito, a subida não foi além dos 11%.
Bélgica liderou subidas
Especificamente no caso dos elétricos, destaque para a subida recorde registada na Bélgica, onde a matriculação deste tipo de veículos disparou, em agosto, 224%, seguindo-se a Grécia, onde a subida foi de 183%.
LEIA TAMBÉM
Pela primeira vez. SUV já valem mais de metade das vendas de carros na Europa
No terceiro e último lugar deste pódio, surge a Alemanha, onde o número de matrículas novas cresceu 171%, ainda que com a totalidade dos registos a representar, por si só, 44% das vendas de EV registadas em todo o espaço europeu, em agosto.
Fora do pódio, mas ainda em lugar de destaque, no quarto posto, surge Portugal, com uma subida de 164% nas vendas de elétricos, a mesma que acabou sendo registada no Luxemburgo.
E os EV mais procurados são...
Falando de modelos, a confirmação do sucesso que a Tesla tem vindo a conhecer na Europa, mais concretamente, através dos seus modelos de entrada, o Model Y e o Model 3. Os quais terminaram agosto, respectivamente, com 21.549 e 11.943 novas unidades registadas, o representa uma subida de 208% e 307% nas vendas destes dois elétricos, só em agosto.
Atrás da Tesla, neste ranking dos elétricos, surge a europeia Volkswagen, a qual teve no novo ID.3 e, principalmente, no ID.4, os seus elétricos mais vendidos. No primeiro caso, com uma subida de 86% nas unidades matriculadas, para os 6.835 veículos, enquanto, no segundo, mercê de uma subida de 61% nos registos, para as 9.135 unidades.
Num mês de claro crescimento na procura por este tipo de veículos, surpresa para entrada da agora chinesa MG no lote das 20 marcas mais vendidas, com um total de 197.800 unidades matriculadas, 69% da totalidade de veículos chineses vendidos, em agosto, na Europa. E que lhe permitiu superar fabricantes já instalados, como é o caso da Jeep, da Mazda, da Mini ou da Suzuki.
Volkswagen (ainda) lidera ranking global
Finalmente e no que diz respeito às vendas, não apenas de elétricos, mas também de veículos a gasolina e gasóleo, no Velho Continente, a manutenção da liderança que já estava na posse da Volkswagen, a qual, com um total de 99.266 veículos matriculados em agosto, viu o número de carros novos matriculados subir 10%, face ao mesmo mês de 2022.
No segundo posto, ficou a Toyota, com 59.132 novas matrículas, logo seguida da BMW, com 52.334 unidades, e, já fora do pódio, a Audi, com 51.132 veículos.
A partir daqui, um top ten do qual fazem também parte a Skoda (49.996 matrículas), a Mercedes (48.551), Peugeot (41.869), Renault (40.822), Kia (40.712) e Hyundai (38.925), por esta mesma ordem.