Portugal. Mercado de comerciais ligeiros e pesados recupera em 2021

O mercado português de veículos comerciais ligeiros e pesados registou uma recuperação em 2021, com um crescimento no volume de matrículas

O mercado português de veículos comerciais ligeiros e pesados registou uma recuperação em 2021, com um crescimento no volume de matrículas de 4,4% e 21,3%, respetivamente.

Nos comerciais ligeiros, que totalizou 28.790 unidades matriculadas, a Renault recuperou a liderança perdida para a Peugeot em 2020, com 5337 unidades contra 5296 unidades, e no terceiro lugar surge mais uma marca da Stellantis, a Citroën, com 3350 unidades.

Já fora do pódio aparecem a Toyota (2468 unidades), a Fiat (2458), a Opel (1793), a Ford (1762), a Mercedes-Benz (1194), Volkswagen (1151). A Iveco, que conta apenas com um único modelo, mas em vários derivativos e configurações, encerra a lista dos dez primeiros com 1057 unidades.

No mercado de pesados, incluindo camiões e autocarros, foram matriculadas 4850 unidades, surgindo a Mercedes-Benz no primeiro lugar, com 784 unidades, seguindo-se a MAN, com 733 unidades, a DAF com 719 unidades. Nas posições imediatas surgem a Scania, com 569 unidades, a Volvo, com 552, a Renault, com 519, a Iveco, com 398, a Ford, com 244, a Fuso, com 177, e a Isuzu, com 123.

MAN consolida liderança nos autocarros

O mercado de pesados apresentou taxas de crescimento diferentes em função dos segmentos. A evolução foi mais significativa nos autocarros, com uma variação positiva de 42,2%, o que se explica não só pela profunda quebra registada em 2019 e 2020, mas também pelo efeito de alguns concursos públicos, cujos cadernos de encargos obrigavam à introdução de nova frota como, por exemplo, Cascais, Área Metropolitana de Lisboa ou mais recentemente Guimarães.

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No segmento dos autocarros, a MAN voltou a ser a marca mais procurada pelos operadores de transportes portugueses pelo quarto ano consecutivo, com 198 unidades matriculadas, embora a vantagem para a segunda classificada, Mercedes-Benz, tendo sido reduzida: nove unidades! No terceiro lugar e já a longa distância surge a Scania, com 105 unidades. A diferença é ainda maior para a marca que aparece na quarta posição, Iveco, que matriculou 32 unidades.

Ford Trucks acelera crescimento

Nos pesados de mercadorias, a DAF conseguiu segurar a liderança, com 719 unidades matriculadas no nosso país, embora muitas delas nunca tenham entrado em território nacional, enquanto na segunda posição surge a Mercedes-Benz, com 595 unidades, tendo subido desde a sexta posição em 2020.

A luta pelo lugar mais baixo do pódio foi renhida, com a MAN a levar a melhor sobre a Volvo Trucks que caiu para a quarta posição, embora com uma diferença de apenas três unidades, 535 contra 532.

A curta distância ficou a Renault Trucks, com 512 unidades matriculadas em 2021, mas na frente da Scania (450) e da Iveco (366). Referência ainda para a Ford Trucks que está a consolidar a sua posição no mercado nacional, tendo matriculado 236 unidades. Relativamente ao ano anterior, isto representa uma subida de 136%, enquanto a quota de mercado passou de 2,79% para 5,53%.