Mantém-se a tendência. Mercado automóvel português cai em Janeiro

Foram matriculados 12.141 carros em Janeiro deste ano, uma queda de 3% no mercado automóvel português, face ao mês homólogo de 2021.

Foram matriculados 12.141 carros novos em Janeiro deste ano, uma queda de 3% face ao mês homólogo de 2021. No entanto, as energias alternativas crescem 17,8%.

Definitivamente, o mercado automóvel português não entra no novo ano de 2021 com o pé direito. Isto, depois do mês de Janeiro registar uma queda de 3% no número de carros novos matriculados, face ao mesmo mês de 2021.

Os problemas nas entregas de componentes, devido à crise, nomeadamente, dos semi-condutores, parecem ter, igualmente, a sua quota parte de responsabilidade nestes números.

Parque carros
O mercado automóvel português continua, em janeiro de 2022, a viver dias de amargura

Segundo a ACAP, em Janeiro deste ano foram matriculados em Portugal 9.829 ligeiros de passageiros, uma queda de 2% face a Janeiro de 2021.

No entanto e mais do que estes, foram os ligeiros de mercadorias os maiores responsáveis pelos números globalmente menos positivos – venderam-se 1894 unidades, um decréscimo de 9,7% nas face a Janeiro de 2021.

LEIA TAMBÉM
Além do modelo mais vendido. Peugeot conclui 2021 como n.º 1 em Portugal

Contudo e se compararmos o primeiro mês de 2022, como o último mês de 2021, os números são ainda piores. Em Dezembro de 2021, foram vendidos 16.333 carros, mais 4192 do que em Janeiro deste ano.

De qualquer forma, é preciso levar, também, em consideração, que Dezembro é o mês de fecho do ano, sendo, por isso, um dos meses mais fortes.

Queda amparada pelas energias alternativas e pelos pesados

Duas áreas específicas do mercado ajudaram a minimizar a derrapagem nas vendas: os ligeiros movidos a energias alternativas (incluindo carros Bi-Fuel, embora pouco representativos) e os pesados.

O Jogger é o último modelo lançado pela Dacia... também na versão bi-fuel
O Jogger é o último modelo lançado pela Dacia... também na versão bi-fuel

No caso dos primeiros, houve um aumento exponencial de vendas, com uma subida de 17,8% em Janeiro deste ano. No total, 3.944 dos 12.141 carros vendidos em Portugal, em Janeiro de 2022, são ligeiros com algum tipo de electrificação. Ou seja, um valor a rondar os 32% de todas as vendas.

Já os pesados registaram um aumento de 8,6% nas vendas face a Janeiro de 2021, com um total de 418 viaturas comercializadas. O mercado é dominado pela Mercedes, seguida pela Volvo, em 2º, e pela Iveco, em 3º.

Peugeot segue na Frente, Renault cai consideravelmente

Nos ligeiros de passageiros, a Peugeot continua a ser a campeã de vendas, com 1.365 unidades entregues.

Depois de ter terminado o ano de 2021 na frente, a Peugeot começa 2022 na mesma posição
Depois de ter terminado o ano de 2021 na frente, a Peugeot começa 2022 na mesma posição

Bastante longe, seguem-se a BMW (783 unidades) e a Citroën (693 unidades). AJá a Mercedes-Benz e a Renault, presentes no pódio de Dezembro de 2021, surgem agora em 4º (653 unidades) e em 7º (554 unidades).