Por uma questão de comparação entre as várias categorias do mercado automóvel, os veículos estão divididos entre diferentes segmentos, que vão do A ao F. Conheça as principais categorias existentes.
Por uma questão de posicionamento de mercado, o marketing da indústria automóvel dividiu os automóveis em diferentes segmentos do A ao F. Para ajudar o leitor a conhecer as categorias de tipologias de veículos vamos procurar explicar o significado entre cada uma e as letras associadas.
A divisão dos automóveis por segmentos permite não só fazer a comparação entre as diferentes tipologias, mas também a sua valorização quando um cliente decide um veículo, em função das suas dimensões externas, tipos de utilização, níveis de equipamento e acabamento ou mesmo motorizações.
Além disso, o próprio marketing também necessita de uma ferramenta para catalogar e comunicar de forma segmentada, levando em conta as dimensões e os formatos que permitem cumprir as funções esperadas pelos condutores / consumidores.
A segmentação do mercado visa facilitar a procura, a análise, vendas e aquisições de automóveis e para a própria imprensa também constitui uma ferramenta muito útil para diferenciar os vários tipos de veículos.
Os segmentos automóveis estão divididos de acordo com um formato europeu que compreende seis segmentos de mercado, com base nas suas dimensões externas.
Segmento A - Económico / Citadinos
Os automóveis com comprimento exterior até 3,5 metros estão incluídos no segmento A, que estão vocacionados para uma utilização essencialmente urbana e semiurbrana, pois permitem uma deslocação fácil e confortável em ambiente citadino.
Normalmente, apresentam uma lotação para quatro ocupantes e os lugares dianteiros possuem as dimensões adequadas para adultos de estatura mais elevada.
Apesar das dimensões serem inferiores aos valores de referências para a categoria, alguns modelos mais pequenos como o smart fortwo também integram este segmento.
Entre os exemplos de modelos deste segmento podemos encontrar o Fiat Panda, o Hyundai i10, o Kia Picanto, o Mitsubishi Space Star, o Renault Twingo, o Toyota Aygo, entre outros.
Segmento B - Inferior / Utilitários
Por razões de ordem fiscal e atendendo à relação entre dimensões e preço, os veículos de segmento B são os mais vendidos no mercado português. Nesta categoria estão compreendidos os automóveis com dimensões exteriores entre 3,6 e 3,9 metros de comprimento.
Serás de referir que algumas carroçarias como a station-wagon, vulgarmente conhecidas por carrinhas, podem ultrapassar os 3,9 metros, mas estão englobadas no segmento, já que constituem versões dos modelos base.
Entre os exemplos de utilitários incluem alguns dos modelos mais populares no mercado nacional como o Citroën C3, o Ford Fiesta, o Opel Corsa, o Nissan Micra, o Peugeot 208, o Renault Clio, Toyota Yaris ou o Volkswagen Polo, entre outros.
Segmento C - Médio Inferior / Compactos
O segundo segmento mais representativo no mercado nacional é o médio inferior, que abrange modelos compactos com dimensões exteriores entre 4,0 e 4,4 metros.
Regra geral, esta categoria corresponde a automóveis com lotação para cinco ocupantes adultos e para duas crianças adicionais no caso dos monovolumes / station-wagons de sete lugares.
Este segmento engloba veículos de marcas ditas generalistas e premium como, por exemplo, o BMW Série 1, Citroën C-4. Fiat Tipo, Ford Focus, o Honda Civic, o Mercedes-Benz Classe A, o Opel Astra, o Peugeot 308, o Renault Mègane, o Toyota Corolla ou o Volkswagen Golf, entre outros.
Segmento C - Médio Inferior / Compactos
No segmento D podem ser encontrados automóveis familiares médios e também os executivos compactos. Nesta categoria estão abrangidos modelos com comprimento entre 4,4 e 4,7 metros, podendo os preços e especificações ir desde as funcionalidades mais básicas e de baixo custo custo até aos mais caros e luxuosos.
Entre os exemplos de modelos de segmento médio superior ou familiares encontram-se o Audi A4, o BMW Série 3, o o Lexus IS, o Mercedes-Benz Classe C, o Opel Insignia, o Peugeot 508, o Volvo S60 / V60 ou o Volkswagen Passat, entre outros.
Segmento E - Familiares Grandes / Executivos
O segmento E integra os modelos familiares de grandes dimensões e executivos com comprimento superior a 4,7 metros. A maior distância entre-eixos permite oferecer mais espaço a bordo para os ocupantes, mas também para as bagagens.
Entre os modelos pertencentes a esta categoria podem ser encontrados o Audi A6, BMW Série 5, o Jaguar XF, Lexus GS, Mercedes-Benz Classe E, Volvo S80, entre outros.
Segmento F - Luxo
No segmento F podem ser encontrados os modelos topo de gama mais exclusivos, que oferecem níveis mais elevados de requinte e sofisticação, e também com preço mais elevado.
Nesta categoria, as dimensões e as proporções dos modelos estão longe de serem os critérios mais importantes, já que as caraterísticas mais valorizadas são o luxo e a exclusividade.
Este segmento inclui modelos como o Audi A8, BMW Série 7, Lexus LS, Maserati Quattroporte, Mercedes-Benz Classe S, Rolls-Royce Phantom, entre outros.
Outros subsegmentos
Dentro de cada categoria principal também existem os subsegmentos que se destinam a categorizar de forma ainda mais detalhada os diferentes tipos de automóveis.
LEIA TAMBÉM
Conheça alguns SUV familiares que ainda mantêm motores diesel
Os principais subsegmentos são os seguintes: roadster (BMW Z4, Mazda MX-5, Mercedes-Benz SLC, Audi R8 Spyder); Cabrios (Mercedes-Benz Classe E Cabrio, Mini Cooper Cabrio, Volkswagen T-Roc Cabrio); Coupés (Audi A5, BMW Série 3 Coupé, Mercedes-Benz Classe C Coupé); monovolumes (Citroën Grand C4 Spacetourer, Ford S-Max, Opel Crossland X, Renault Espace, Volkswagen Sharan); SUV (Renault Kadjar, Nissan Qashqai, Opel Grandland, Peugeot 3008, Toyota RAV4).