Num ano em que a venda de automóveis novos voltou a crescer apenas residualmente (0,9%), continuando muito longe dos valores pré-pandemia, 2024 acabou consagrando um novo líder entre os veículos ligeiros de passageiros mais vendidos na Europa - o Dacia Sandero. Proposta romena de genes franceses apontada ao segmento B que, assim, sucede àquele que foi também o primeiro modelo 100% elétrico a sagrar-se o “rei da Europa” entre os modelos com maior número de matrículas novas registadas: o Tesla Model Y.
Segundo os dados mais recentes da JATO Dynamics, depois da vitória surpresa em 2023, o SUV norte-americano não conseguiu, no ano transacto, replicar a excelente prestação e, com apenas 209.214 matrículas novas, ou seja, menos 17% que no ano anterior, não foi, em 2024, além do quarto posto.
Já o Sandero, que nos três anos anteriores havia conseguido fixar-se sempre entre os três modelos mais vendidos, fez valer, no último ano, o factor preço e o facto de ser um dos automóveis de passageiros mais baratos à venda no Velho Continente, para se sagrar a proposta com o maior número de matrículas novas feitas em 2024. Liderando não somente em mercados como Portugal e Espanha, como também na generalidade da Europa a 28, ou seja, os 25 estados membros da União Europeia, mais o Reino Unido, a Noruega e a Suíça. Mercados onde alcançou um total de 268.101 veículos novos matriculados.