Mercado 2024: Sandero é rei na Europa da Volkswagen

Depois de, nos três anos anteriores, ter estado sempre entre os três modelos mais vendidos na Europa, 2024 acabou sendo o ano da consagração do Dacia Sandero, que assim sucedeu ao elétrico Tesla Model Y. Isto, num ano em que, com a ajuda do Golf, a Volkswagen voltou a ser a marca mais vendida no Velho Continente.

Num ano em que a venda de automóveis novos voltou a crescer apenas residualmente (0,9%), continuando muito longe dos valores pré-pandemia, 2024 acabou consagrando um novo líder entre os veículos ligeiros de passageiros mais vendidos na Europa - o Dacia Sandero. Proposta romena de genes franceses apontada ao segmento B que, assim, sucede àquele que foi também o primeiro modelo 100% elétrico a sagrar-se o “rei da Europa” entre os modelos com maior número de matrículas novas registadas: o Tesla Model Y.

Segundo os dados mais recentes da JATO Dynamics, depois da vitória surpresa em 2023, o SUV norte-americano não conseguiu, no ano transacto, replicar a excelente prestação e, com apenas 209.214 matrículas novas, ou seja, menos 17% que no ano anterior, não foi, em 2024, além do quarto posto.

Já o Sandero, que nos três anos anteriores havia conseguido fixar-se sempre entre os três modelos mais vendidos, fez valer, no último ano, o factor preço e o facto de ser um dos automóveis de passageiros mais baratos à venda no Velho Continente, para se sagrar a proposta com o maior número de matrículas novas feitas em 2024. Liderando não somente em mercados como Portugal e Espanha, como também na generalidade da Europa a 28, ou seja, os 25 estados membros da União Europeia, mais o Reino Unido, a Noruega e a Suíça. Mercados onde alcançou um total de 268.101 veículos novos matriculados.

Já no segundo lugar, ficou outro modelo do Grupo Renault, o “eterno” Renault Clio, com um total de 216.317 registos novos, logo seguido do outrora “rei da Europa”, o Volkswagen Golf, com 215.715 unidades novas registadas.

Europa também é da Volkswagen

De resto e ainda sobre o Golf, vale a pena destacar que, mesmo não tendo ainda regressado aos seus tempos áureos, o hatchback alemão não deixou de contribuir, de forma decisiva, para fazer da marca-mãe, a Volkswagen, a mais vendida na Europa, em 2024, com um total de 1.254.966 unidades novas matriculadas.

Este registo representa, para o maior construtor automóvel europeu, uma subida de 1% face aos resultados obtidos em 2023, percentagem magra mas ainda suficiente para que conseguisse suplantar, em “casa”, aquele que continua sendo o maior construtor automóvel do mundo: a Toyota. Fabricante cujo número de novas matrículas não ultrapassou as 916.522 unidades, cifra que, ainda assim, não deixa de representar uma substancial subida de 12% nas vendas de veículos novos, face a 2023.

Finalmente, no terceiro e último posto das marcas com mais vendas na Europa, em 2024, a também alemã BMW, com 770.294 veículos novos registados, mais 6% que no ano anterior. E suficiente para deixar para trás concorrentes como a checa Skoda (757.000 matrículas), com um aumento de 12% no número de carros novos registados, ou a alemã Mercedes (709.721 matrículas), a qual viu os seus registos subir 1%, face a 2023.