Embora sem a notoriedade de outras escuderias italianas, como a Ferrari ou a Alfa Romeo, a Meccanica Taraschi foi um fabricante automóvel italiano que, entre 1947 e 1964, produziu carros de corrida. E que, agora, se prepara para regressar à atividade, mas com um desportivo - supostamente - de estrada.
O anúncio do renascimento da Taraschi acaba de ser feito, através da divulgação de um teaser, daquele que será o modelo de regresso do antigo construtor de carros de corrida - o Taraschi Berardo.
Este desportivo, do qual, para já, apenas existe esta imagem, visa, desde logo, homenagear, com o seu nome, o fundador da marca, Berardo Taraschi, o qual, nascido em 1915, acabou notabilizando-se não apenas como piloto automobilístico e de motociclismo, mas também como um empreendedor.
LEIA TAMBÉM
AS RAÍZES DA F1 – Museu de Donington
A recuperação da marca está a ser feita, precisamente, pelo filho de Berardo, Tazio Taraschi, o qual anunciou já a intenção de mostrar a nova criação ao mundo, já no próximo dia 7 de outubro, num evento que terá lugar no Museu Automóvel de Turim.
De resto e ao mesmo tempo que divulgava a primeira imagem do Taraschi Berardo, um superdesportivo de linhas arredondadas e insinuantes, Tazio lançou algumas imagens do Giaur 750 Champion Sport de 1953. Modelo de corrida que marcou a existência da marca de Teramo, e que foi desenvolvido em conjunto com a então célebre casa Roman Giannini, dos irmãos Attilio e Domenico Giannini, especialistas no desenvolvimento de motores para carros de corrida.
Também a explicar esta escolha, o facto do modelo que promete marcar o renascimento da Meccanica Taraschi, exibir algumas das soluções de design utilizadas pelo Giaur, como é o caso dos arcos das rodas dianteiras salientes.
Fabricante de carros de corrida entre 1947 e 1964, a Meccanica Taraschi começou o seu percurso, a partir de Teramo, na região de Abruzos, Itália, construindo automóveis, a partir de componentes de outros fabricantes. Como foi o caso do chassis de um Fiat 500 "Topolino" e de um motor - atualizado - de uma motocicleta BMW R75, ambos utilizados nos primeiros carros do fabricante, apresentados com o nome Urania, e destinados a competir na classe 750cc. e em provas de F2 e F3.
Ao longo da sua existência, a Meccanica Taraschi conquistou várias vitórias no desporto automóvel, inclusivamente, na Fórmula Junior, que arrancou em 1958.