Com uma indústria automóvel mais conhecida pelos micro-carros, de preços especialmente acessíveis, a Índia pode, afinal, vir a dar ao mundo, bem mais do que isso. Mais precisamente, um hiperdesportivo elétrico, a anunciar mais de 1.000 cv de potência, a que os seus criadores, a desconhecida Mean Metal Motors, deu o nome de Azani EV.
Pequeno fabricante automóvel indiano, até aqui totalmente desconhecido, a Mean Metal Motors decidiu apresentar-se ao mundo, com uma proposta improvável: um hiperdesportivo elétrico, embora e para já, materializado apenas no formato digital. mas que, ainda assim, não impediu o construtor de fazer, desde já, algumas promessas particularmente ambiciosas!
Assim e segundo garantem os responsáveis da Mean Metal Motors, o Azani EV será fabricado a partir de uma monocoque em fibra de carbono, com estruturas de impacto em alumínio.
Quanto ao sistema de propulsão, será composto por um número não revelado de motores elétricos, capazes de perfazer, em conjunto, uma potência máxima a rondar os 1.000 cv e 1.000 Nm de binário. Valores que, acrescenta o fabricante, deverão ser suficientes para garantir uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,1 segundos, assim como atingir uma velocidade máxima anunciada de 354 km/h.
LEIA TAMBÉM
Conhecido como C_Two. Rimac apresenta o hiperdesportivo elétrico Nevera de 1.914cv
A contribuir para estas metas, um pack de baterias que os seus criadores prometem ser de 120 kWh, capaz de assegurar uma autonomia a rondar os 523 quilómetros, com uma só carga.
Contudo e porque a Mean Metal Motors não pretende que o Azani seja apenas um "foguete" na aceleração em linha recta, o anúncio, igualmente, de que o modelo recorrerá a uma suspensão double-wishbone com amortecimento adaptativo e direcção hidráulica electrónica, além de um sistema de vectorização de binário e travagem com discos ventilados em carbocerâmica.
Finalmente, a garantia, ainda, de um conjunto de sistemas de assistência à condução, como é o caso do Cruise Control Adaptativo, alerta de ângulo morto, sistema anti-colisão, travagem de emergência e mudança autónoma de faixa de rodagem.
Com tantas e boas promessas, por saber fica apenas quando é a Mean Metal Motors pretende levar a cabo o desafio de produzir o Azani EV, sendo que, neste momento, a empresa indiana procura investidores, que estejam na disposição de contribuir para este desiderato. Até porque este é o tipo de projecto que, definitivamente, não fica barato.
No entanto e apesar da incerteza, o fabricante também decidiu abrir, desde já, o período de aceitação de reservas, iniciativa que poderá ser encarada como mais uma forma de fazer entrar dinheiro.