McLaren vai produzir os seus próprios chassis

Vai ser edificada uma nova unidade destinada ao fabrico deste componente considerado vital para o fabricante de Woking.   A McLaren anunciou que vai investir 58 milhões de euros e criar 200 postos de trabalho no Norte de Inglaterra com a edificação de uma nova unidade de produção de chassis localizada em Sheffield, passando a produzir os chassis de fibra de carbono utilizados nos seus modelos (como no sucessor do 650S anunciado para Genebra). Esta decisão foi tomada na sequência do Brexit, já que de momento estes componentes ainda são enviados para Inglaterra por uma fornecedora que os produz na Áustria, devendo a nova fábrica estar a laborar a 100% dentro de três anos, em 2020. De referir ainda que este será o primeiro centro de produção da McLaren que não fica localizado em Woking (no sul de Inglaterra), local que é também sede para a divisão de Fórmula 1 além de ser o berço dos desportivos da marca. Este é considerado um investimento importante, pois um responsável da McLaren afirma que esta decisão "estava a ser investigada ao longo dos últimos dois anos. Isto [os chassis] e os motores são, estrategicamente, as partes mais importantes dos carros e isso permite-nos ter um controlo da produção, fornecimento e qualidade deste componente vital". Com os chassis Made In England, a McLaren vai conseguir que a percentagem de peças feitas no Reino Unido para os seus desportivos suba para os 58%, comparativamente aos atuais 50%. Além disso, esta escolha vai permitir uma poupança anual de 11,6 milhões de euros, quando a nova fábrica estiver a trabalhar em pleno. A decisão de ficar responsável pelo fabrico dos seus chassis será também um passo importante para a estratégia da McLaren, que anunciou uma ofensiva de mercado que contará com 15 lançamentos até 2020, começando já no próximo Salão de Genebra com o sucessor do 650S para a gama SuperSeries.