Fabricante automóvel que construiu todo o seu percurso com base nos superdesportivos, a britânica McLaren acaba de admitir a possibilidade de fazer uma espécie de desvio, neste trajecto tão linear. Mais concretamente, lançando, também ela, aquele que será o primeiro SUV da sua história.
A revelação foi feita, em entrevista à também britânica Autocar, pelo novo CEO da marca de Woking, Michael Leiters. Acrescentando que a McLaren já está, inclusivamente, a trabalhar, nessa hipótese.
Leiters, que assumiu as rédeas do fabricante britânico de superdesportivos, no passado dia 1 de julho, recordou, de resto, o seu percurso em marcas como a Ferrari, onde foi director de tecnologia, e na Porsche, fabricante em que teve a responsabilidade pela gama de produtos.
Em ambas, o agora CEO da McLaren acabou sendo um dos principais impulsionadores daquilo que são duas propostas fracturantes no seio dos dois construtores - no caso da marca de Züffenhausen, defendendo a passagem à produção e comercialização do Cayenne, ao passo que, na Ferrari, lutando pela concretização daquele que será o primeiro SUV na história da marca do Cavallino, o Purosangue.
LEIA TAMBÉM
McLaren poderá mesmo lançar um SUV e…elétrico
"Desenvolvi um SUV na Ferrari" e "desenvolvi um SUV na Porsche", recorda Leiters, sendo que, defendeu, "isso demonstra que eu adoro SUVs.".
"Ainda assim, defendo que não devemos avançar [na McLaren] por minha causa, mas porque é um segmento de mercado hoje em dia muito importante e que continua a crescer. É, sem dúvida, muito atraente", completou.
Um rival do Aston Martin DBX
Recorde-se que, já em junho, a mesma Autocar avançava a possibilidade da McLaren poder vir a lançar um SUV. Embora e em princípio, apenas na segunda metade da presente década.
Sobre o modelo propriamente dito, a publicação referia que será um SUV 100% elétrico a bateria, com várias configurações de motores (dois e três propulsores), níveis de potência e tracção integral. Argumentos que deverão permitir-lhe rivalizar directamente com o Aston Martin DBX, naquela que é a sua versão mais radical - o DBX 707.
Não será um SUV clássico
De resto e regressando às declarações da Michael Leiters, garantido fica, desde já, que o primeiro SUV da McLaren será uma proposta única, mas não segundo a abordagem clássica do conceito.
"O que, como McLaren, temos de descobrir, é: 'De que forma podemos conceber um produto deste género que esteja, ao mesmo tempo, alinhado com o nosso ADN?'", afirmou o CEO da marca de Woking. Assegurando, no entanto e desde já, que, "não devemos enveredar pela solução de concretizar um SUV clássico".