McLaren poderá mesmo lançar um SUV e…elétrico

A McLaren disse sempre que não estava nos seus planos produzir um SUV, mas tudo indica que irá lançar um veículo desta tipologia e…elétrico

A McLaren disse sempre que não estava nos seus planos produzir um SUV, mas tudo indica que irá acompanhar a tendência do mercado e lançar mesmo um veículo desta tipologia e…elétrico. É caso para dizer: se não os podes vencer, junta-te a eles!

A McLaren tem reafirmado frequentemente que nunca fará um SUV. Contudo, parece ser difícil contrariar as tendências do mercado e já correm rumores que a marca britânica não resistirá à tentação de lançar um veículo com portas traseiras e uma placas de proteção dianteiras.

Segundo avança a publicação britânica Autocar, o SUV da McLaren deverá surgir na segunda metade da década e não terá motor de combustão, sendo disponibilizado apenas com linha motriz elétrica.

Os detalhes são escassos, mas tudo indica que o primeiro SUV da McLaren terá uma reduzida altura ao solo, enquanto a tração integral será assegurada por motores elétricos em ambos os eixos.

McLaren Extreme E
McLaren Extreme E

A Autocar adianta que poderá haver uma versão ainda mais potente com três motores e mesmo com baterias em estado sólido. Esta tecnologia permitiria aos engenheiros manter um baixo peso ao veículo. Será de referir que o novo Lotus Eletre deverá pesar cerca de 2000 kg, um valor relativamente baixo para um grande SUV elétrico.

Primeira abordagem

Fontes da McLaren adiantaram à Autocar que há interesse pela ideia de SUV, de custo elevado, na ordem de 350 mil libras (cerca de 411 mil euros). Esse modelo poderá receber a designação de "Aeron", que é uma marca recentemente registada pela McLaren. Originária do hebreu, a expressão significa "montanha de força", o que até faz sentido para um SUV.

Entretanto, a McLaren já revelou um "género" de SUV elétrico. Trata-se de um veículo desenvolvido para o campeonato Extreme E para Emma Gilmour, que será a primeira senhora a conduzir para a McLaren Racing. Ela faz equipa com Tanner Foust e conduzirá um veículo que pesa 1780 kg, estando equipado com uma bateria de 54 kWh.

LEIA TAMBÉM
É a despedida… ou mais ou menos. McLaren vende sede de Woking

Aquela viatura de todo-o-terreno possui dois motores elétricos que desenvolvem uma potência de 544 cv e permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos. O veículo possui umas dimensões bastante generosas, destacando-se uma largura de 2,3 metros.

Se a McLaren decidir avançar com a produção de um SUV para a estrada, será bastante diferente desta viatura elétrica desenvolvida propositadamente para a competição.