A McLaren irá lançar no próximo ano o seu primeiro novo modelo em mais de uma década, que virá substituir o Sport Series. A nova proposta terá um sistema de propulsão híbrido plug-in que oferece cerca de 600 cv.
A McLaren irá iniciar a transição para a nova era eletrificada no primeiro trimestre próximo ano com o lançamento do primeiro modelo de produção em série desde o MP4-12C de 2011, contando, entre as novidades, com um sistema de propulsão híbrido plug-in.
O novo modelo deverá começar a ser comercializado em meados de 2021 e será o sucessor da gama Sports Series, que inclui modelos como o 540C, 570S e 600LT. Esta gama irá terminar com o lançamento iminente do 620R, inspirado no GT4 de competição.
A McLaren irá posicionar o novo modelo na subcategoria High Performance Hybrid, entre o McLaren GT e a geração atual da gama Super Series. A nova proposta irá substituir o 570S, mas o preço de ser mais elevado do que na atual gama Sports Series.
Além de usar uma nova base em fibra de carbono, o novo modelo será o primeiro McLaren moderno a abandonar o motor V8 biturbo de 3,8 litros da Ricardo, sendo substituído por um outro bloco do mesmo fabricante, um V6 biturbo, associado a um sistema híbrido plug-in para, segundo a marca, oferecer níveis "impressionantes de performance e uma experiência de condução intensa e única".
Potência estimada de 600 cv
Poucos detalhes foram avançados relativamente às caraterísticas técnicas do novo modelo, cuja designação comercial também é desconhecida. A McLaren adianta apenas que terá uma autonomia em modo elétrico "média", indiciando que será abaixo de 32 km.
A potência combinada deverá ser superior aos 562 cv do 570S, sendo apontados valores na ordem dos 600 cv. Um aumento substancial no binário, permitido pelos motores elétricos, e a disponibilidade imediata a baixas rotações também deverão estar entre as novidades.
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Pelo lado negativo há que referir o aumento da tara devido à instalação da bateria e da linha motriz mais complexa. Todavia, o patrão da McLaren já terá confidenciado que uma das suas ambições era lançar um híbrido com os mesmo peso do modelo que vem substituir.
O novo modelo não irá cumprir esses requisitos, mas o aumento de peso será limitado a 30 a 40 kg. Isto significa que a sua tara deverá situar-se nos 1500 kg. O modelo de referência, o Honda NSX híbrido, pesa em vazio 1725 kg.
Nova plataforma MCLA
Um dos segredos para não haver um aumento significativo do peso reside na nova plataforma McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA). Vem substituir a estrutura tubular em fibra de carbono Monocell que fez a sua estreia MP4-12C, embora tenha conhecido uma evolução como MonoCell II em 2015.
A arquitetura MCLA, tal como a Monocell, combina uma estrutura central em fibra de carbono com elementos em alumínio do chassis.
A McLaren considera que o novo chassis de baixo peso será tão revolucionário como foi a estrutura MonoCell quando foi introduzida, oferecendo uma elevada integridade estrutural e elevados níveis de qualidade.
A nova plataforma também está preparada para receber mais carroçarias e flexibilidade de motorizações, permitindo à McLaren diferenciar os modelos em cada gama e disponibilizar versões de combustão interna ou totalmente elétricas.