O famoso MP4/4 com que o piloto brasileiro ganhou o seu primeiro título mundial, em 1988, serviu de inspiração para este McLaren P1 GTR de Ayrton Senna, que evoca a memória do astro a acelerar nas pistas Quando a McLaren revelou o Senna colocámos como título do artigo que essa era a mais espantosa homenagem que a marca poderia fazer ao tricampeão mundial. Afinal... estávamos enganados, pois este novo McLaren P1 GTR de Ayrton Senna parece-nos um tributo ainda mais espetacular. Ele apresenta a mesma decoração que se podia ver no MP4/4 de 1988 (com patrocínio da Marlboro), o carro com que o piloto venceu o seu primeiro título mundial de F1 e que foi um dos monolugares mais dominadores de sempre da história da Fórmula 1. Afinal, foram "apenas" 15 vitórias em 16 provas... [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-008.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-010.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-001-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/12/MSO-BC06-001-222222.jpg] Assinalando os 30 anos desse primeiro ceptro do astro canarinho, pode-se apreciar neste carro comissionado por um cliente à MSO (o serviço de personalização McLaren Special Operations) a mesma combinação entre o Rocket Red e o Anniversary White, bem como o nº 12 de Senna no nariz. O resultado final é sem dúvida genial, e para conseguir chegar a este incrível visual a marca gastou 800 horas a aplicar tinta, Além disso, pode-se apreciar nas portas a bandeira do Brasil, recordando assim o capacete que o piloto usava nesse campeonato em que bateu o seu grande rival Alain Prost. No interior temos um volante, forrado a alcantara, que foi decorado para replicar o do MP4/4 e ainda bancos desportivos mais leves. E um capacete criado para o proprietário, com as mesmas cores da carroçaria. Nas performances é anunciado um "agradável" aumento das performances, elevando ainda mais os patamares de um modelo que alcança os 1000cv de potência. Para isso o McLaren P1 GTR conta com modificações como a introdução de uma nova cobertura de motor e um escudo térmico feito a partir de ouro de 24 quilates. Mas se Ayrton Senna era o exemplo do perfecionismo em busca de performances sempre melhores, este carro comemorativo do seu legado é fiel a essa filosofia. Por isso, também foram efetuadas alterações com benefício no comportamento aerodinâmico. A marca anuncia que a downforce, já nuns generosos 600kg em modo Race para o P1 GTR, foi agora elevada até 800kg graças a alterações como o redesenho do splitter dianteiro e ainda a introdução de um Gurney Flap na asa traseira. Não podíamos terminar o texto sem deixar a referência para o nome com que foi batizado este McLaren P1 GTR de Ayrton Senna. Ele recebeu a designação de 'Beco', algo que vem engrandecer ainda mais a homenagem ao piloto brasileiro, já que esta era uma alcunha usada pela família e amigos de Ayrton Senna.