Já não é só o sotaque. McLaren está menos britânica e muito mais árabe

Dono de uma das mais orgulhosas marcas desportiva britânicas, o McLaren Group já não é tão inglês quanto isso… mas, sim, do Bahrein.

Nascida e criada nas pistas, já lá vão 61 anos, a McLaren tem sido uma dos mais importantes e orgulhosas marcas desportiva britânicas… até hoje. Isto, porque o Grupo McLaren acaba de passar, na sua totalidade, para mãos árabes e, mais concretamente, para a posse de um fundo soberano do Bahrein.

A viver tempos complicados desde a pandemia de COVID-19, em grande parte devido à dificuldade da McLaren Automotive para regressar aos lucros, a totalidade do grupo McLaren foi agora comprado pelo Bahrain Mumtalakat Holding Company.

De resto e mesmo sem a garantia de qualquer novo investimento na empresa, a aquisição levada cabo por este fundo soberano garante, desde logo, a dispensa dos restantes accionistas terem de voltar a meter dinheiro na empresa.

A sede do McLaren Group
A sede do McLaren Group

Segundo também noticia a Automotive News Europe, com base em informações divulgadas pela própria empresa, a última vez que os accionistas do McLaren Group terão sido convocados a meter mais dinheiro na empresa, foi em finais de novembro último. Tendo a companhia recebido, então, mais cerca de 450 milhões de libras, ou seja, qualquer coisa como 524 milhões de euros.

Por outro lado, a entrada do Bahrain Mumtalakat Holding Company deverá garantir, igualmente, novas soluções em termos de futuro, em particular, para a divisão de automóveis desportivos da McLaren. A qual poderá agora vir a beneficiar de novas parcerias técnicas, nomeadamente, para desenvolvimento de motorizações elétricas.

LEIA TAMBÉM
Novo McLaren GTS vem com mais potência e menos peso

"O acordo [com o Bahrain Mumtalakat Holding Company] deverá permitir focarmo-nos ainda mais no nosso plano de negócios de longo prazo, incluindo, o investimento em novos produtos e tecnologias, ao mesmo tempo que continuamos a explorar potenciais parcerias técnicas com parceiros da indústria", afirmou, em comunicado e após o anúncio do negócio, o Presidente Executivo do McLaren Group, Paul Walsh.

Negociações para parcerias já começaram

Entretanto, fonte não identificada, mas que a Automotive News Europe garante estar familiarizada com a situação em que a empresa britânica se encontra, revelou que a McLaren está já em conversações com vários potenciais parceiros, visando o assegurar de tecnologia EV. Sendo que, neste momento, um acordo, muito provavelmente envolvendo uma empresa que possa vir a querer ter uma participação na McLaren, poderá ser alcançado até ao verão.

Recorde-se que, já em fevereiro último, a agência noticiosa Bloomberg noticiava a existência de contactos com construtores automóveis chineses. Não sendo, até ao momento, conhecido, se esses contactos tiveram ou não continuidade.

O CEO da McLaren Automotive, Michael Leiter, faz depender a chegada de um SUV do regresso da empresa aos lucros
O CEO da McLaren Automotive, Michael Leiter, faz depender a chegada de um SUV do regresso da empresa aos lucros

Seja como for, ou com quem for, as expectativas são de que o fabricante britânico inicie a transição para a eletrificação com o há muito aguardado SUV, o qual, segundo afirmou, no ano passado, o CEO da McLaren Automotive, Michael Leiters, está agora previsto para 2028. Dead-line que, ainda assim, continua dependente do retorno da empresa aos lucros, assumiu o mesmo responsável.

Para Leiters, o objectivo da McLaren, a curto prazo, passa por um crescimento sustentado da receita, resultante da venda dos desportivos Artura e 750S, assim como de séries especiais e limitadas, como é o caso do hiperdesportivo monolugar Solus GT V10.

No entanto e pelo menos até ao momento, o panorama é tudo menos bom, com a McLaren Automotive a registar prejuízos de 148 milhões de libras (cerca de 172,5 milhões de euros), durante aquele que foi o terceiro trimestre de 2023. Isto, com as receitas a caírem 18% face ao ano anterior.

O Solus GT é uma das últimas edições especiais e limitadas lançadas pela McLaren
O Solus GT é uma das últimas edições especiais e limitadas lançadas pela McLaren

Dados completos relativos ao ano transacto têm divulgação já agendada para o próximo mês de abril.