Anunciado como o primeiro McLaren híbrido de produção em série, o Artura acaba de ver confirmados os seus promissores predicados, como é o caso das prestações, enquanto superdesportivo. Mais concretamente e para começar, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em tão-só, três segundos!
A revelação foi feita pela própria McLaren, em comunicado, juntamente com a divulgação de mais algumas fotos do superdesportivo com motor V6 3.0 biturbo, conjugado com motor elétrico, a anunciar uma potência combinada de 680 cv e um binário total de 720 Nm.
Segundo a homologação agora anunciada, o McLaren Artura é capaz de acelerar, não apenas dos 0 aos 100 km/h em 3 segundos, como também atingir os 200 km/h, em não mais que 8,3 segundos. Sendo que o ponteiro do velocímetro acabará por atingir os 300 km/h, em qualquer coisa como 21,5 segundos, e mesmo com o modelo a manter apenas a tracção traseira, conjugada com uma nova caixa automática de oito velocidades.
No entanto, isto não significa que o Artura se fique por aí; de acordo com fabricante, o modelo só pára a aceleração nos 330 km/h, e apenas porque se encontra electronicamente limitada para tal. De outra forma, o ponteiro não pararia aí, afiança o construtor de Woking.
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No entanto, as qualidades do McLaren Artura não se ficam pelas prestações, evidenciando, igualmente, uma abordagem mais tranquila... e ecológica. A começar, pelo facto de, graças à presença da bateria de iões de lítio com uma capacidade de 7,4 kWh, o superdesportivo britânico poder também circular em modo exclusivamente elétrico, ainda que, por apenas, 30 quilómetros.
Autonomia pensada, de resto, para uma utilização mais quotidiana, em cidade, sendo que, uma vez descarregada, as baterias podem pode ser recarregadas, através de tomada externa, em cerca de 2,5 horas.
"O sistema de propulsão eletrificado, superleve e totalmente novo, do McLaren Artura, está na vanguarda da tecnologia híbrida de alto desempenho", tendo sido "projetado para oferecer todas as vantagens da combustão interna e da energia elétrica, em conjunto, e estabelecer novos padrões de desempenho combinado e eficiência na classe de supercarros", afirma, em comunicado, o Engenheiro-Chefe da McLaren, Geoff Grose.
Ainda segundo o mesmo responsável, "o design 'folha em branco' do Artura permitiu-nos focar em, como tornar essa potência acessível ao motorista e fornecer os níveis de envolvimento na condução, esperados de um McLaren."
A terminar, recordar, apenas, que o McLaren Artura entra em comercialização ainda este ano de 2021, com preços a começar, previsivelmente, nos 300 mil euros.