Numa altura em que a generalidade das marcas automóveis começam a virar-se para a Mobilidade Elétrica, a McLaren acaba de dar a conhecer a sua primeira arquitectura em fibra de carbono, destinada a servir de base aos futuros modelos eletrificados da marca. Cuja primeira proposta deverá surgir já em 2021.
A nova arquitectura, divulgou a marca de Woking, foi desenvolvida no Composites Technology Centre (MCTC) do fabricante em Sheffield, Inglaterra, com o objectivo primordial de ser especialmente leve, de forma a compensar o acréscimo de peso resultante da inclusão das baterias.
Ainda de acordo com a McLaren, o fabrico desta nova arquitectura resulta de "processos e técnicas inovadoras a nível mundial", destinadas a, não só reduzir o peso do componente, mas também manter a sua integridade estrutural e assegurar uma ainda maior segurança para os ocupantes.
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Estes objetivos são alcançados, nomeadamente, através do recurso a software, o qual determina a forma e orientação na aplicação das folhas de fibra de carbono, de forma a optimizar a resistência e peso da coque.
Em declarações à Autocar, o CEO da McLaren, Mike Flewitt, revelou que a sua ambição é "lançar um modelo híbrido com o mesmo peso do modelo atual", ainda que, "dificilmente iremos conseguir tal objectivo, mas, sim, ficar numa margem de peso de 30 a 40 kg mais. No entanto, se pensarmos que o sistema híbrido do P1 pesa 140 kg, não podemos deixar de reconhecer que fizemos um excelente trabalho na gestão do peso".
Um protótipo da nova arquitectura 'Monocell', com o nome de código PLT-MCTC-01, sinónimo de Prototype Lightweight Tub - McLaren Composites Technology Centre - Number One, saiu, ainda em 2019, das instalações da MCTC, com o propósito de ser submetido a uma programa de testes de colisão. Sendo que, a partir do momento em que o componente passe à produção, esta obrigará a um aumento dos meios humanos envolvidos, dos atuais 60, para mais de 200 elementos. Até porque, ao contrário do que acontece com o híbrido Speedtail e com o novo McLaren GT, cuja base é fabricada pela empresa austríaca Carbo Tech, o fabrico da nova arquitectura 'Monocell' ficará a cargo do MCTC.
Ainda segundo a Autocar, a McLaren entrou já numa fase de transição para a produção de desportivos eletrificados, estando prevista o desenvolvimento e lançamento de versões híbridas de todos os modelos Sports Series - 600LT, 570S e 540C. Sendo que, cada uma destas versões, terá por base uma nova arquitectura.
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Quanto ao primeiro híbrido a lançar pela McLaren, as informações já conhecidas apontam para que apresente um sistema moto-propulsor baseado num V6 Turbo a gasolina, conjugado com um motor elétrico de capacidade ainda desconhecida. Acrescido de baterias que deverão permitir uma autonomia 100% elétrica a rondar os 30 km
Quanto ao lançamento no mercado, o primeiro modelo híbrido da McLaren é aguardado já para o próximo ano.