A notícia promete causar impacto nas vendas europeias da marca de Hiroshima: a Mazda vai deixar de produzir o seu modelo maior, o Mazda6, com motor Diesel, até ao final deste mês de outubro. Sendo que, até mesmo as unidades já produzidas com esta motorização, só se manterão no line-up até ao final do ano.
A notícia é avançada pela britânica Autocar, que cita, inclusivamente, um porta-voz da Mazda no Reino Unido, o qual confirma que o Diesel só deverá manter-se na oferta da marca, no máximo, até ao final do ano.
Quanto à decisão de acabar com o 2.2 a gasóleo no Mazda6, decorre do facto deste quatro cilindros necessitar de ser tecnologicamente evoluído, de forma a poder cumprir as cada vez mais exigentes normas anti-emissões, em vigor nos mercados da União Europeia.
Algo que, no entanto, exige um significativo investimento, que, no entender dos responsáveis da Mazda, as parcas vendas do modelo não justificam.
De resto e embora alguns construtores, especialmente europeus, continuem a lutar pela manutenção da oferta de motorizações Diesel na sua gama, a verdade é que não faltam exemplos de fabricantes que tomaram já caminho idêntico ao Mazda. Nomeadamente, trocando os motores a gasóleo por sistemas de propulsão híbridos, sejam eles Mild Hybrid, híbridos ou híbridos plug-in. Na quase totalidade dos casos, tendo na base um motor térmico a gasolina.
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Quanto à Mazda, por apurar continua, ainda, o que irá acontecer, por exemplo, com as versões diesel no crossover CX-5, as quais utilizam o mesmo 2.2 Diesel. Não se sabendo se, também aqui e tal como já vai acontecer no Mazda6, estas vão deixar de existir.
Com o desaparecimento da oferta Diesel, tanto o sedan, como a carrinha Mazda6, passam, assim, a estar disponíveis apenas com motores a gasolina, situação que torna a presença do modelo, ainda mais duvidosa, em mercados como o português. Onde a quase totalidade das vendas eram na carroçaria na mais familiar... e a Diesel.