Já aqui anunciada e com apresentação oficial prevista para o próximo dia 8 de Julho, uma nova e mais potente versão do Mazda3, acaba de ser antecipadamente desvendada, do outro lado do Oceano Atlântico e, mais concretamente, no México. Confirmando, como principal e grande argumento, um motor Turbo, a debitar 230 cv!
Pensada, especialmente, para aqueles que procuram algo mais que os 180 cv do também novo motor Skyactiv-X, esta nova motorização vem, assim, dotar o compacto Mazda3 de uma personalidade mais desportiva. Ainda que e ao que tudo indica, mantendo, tanto a mesma carroçaria, como os interiores das versões já conhecidas.
Quanto ao motor propriamente dito, trata-se do já conhecido 2.5 Turbo a gasolina, disponível noutros Mazda, como é o caso do Mazda6 ou do CX-5, por exemplo. E que agora passa a estar também no Mazda3, anunciando a mesma potência máxima de 230 cv e 420 Nm de binário.
Conjugado, de série, com uma transmissão automática de seis velocidades e conversor de binário - a possibilidade de optar por uma caixa manual não parece estar prevista -, esta nova versão Mazda3 Turbo de 230 cv recebe ainda um sistema de tracção integral (AWD) permanente, para mais eficaz colocação da potência no alcatrão.
LEIA TAMBÉM
Apresentação a 8 de julho. Ouça o som do Mazda3 Turbo!
Até porque a apresentação oficial só deverá acontecer, à partida, apenas na próxima quarta-feira, desconhecidas permanecem as prestações deste novo Mazda3 Turbo 230 cv. Tal como os consumos e emissões.
Para já, sem qualquer garantia de comercialização na Europa, até por questões relacionadas com as emissões, tudo aponta para que esta nova versão de 230 cv, venha a ser, o mais parecido, que os fãs poderão desfrutar, ao saudoso Mazda3 MPS. Modelo que, em tempos, fez parte da oferta da marca nipónica, e com uma exuberância visual e atributos técnicos que a versão agora desvendada não consegue alcançar...