Estão a circular informações que anunciam a estreia do revolucionário motor SkyActiv-X no compacto, significando a chegada de um Mazda3 gasolina com ignição por compressão. A Mazda está prestes a trazer para o mercado um motor a gasolina com a ignição por compressão dos diesel, através de uma tecnologia que permite alterar a taxa de compressão no propulsor. As informações mais recentes indicam que a chegada desta revolucionária solução aos modelos de produção será anunciada no Salão de Tóquio, através de um Mazda3 com ignição por compressão, num novo bloco será designado como SkyActiv-X. A alteração da taxa de compressão é uma tecnologia que está a ser investigada pela Mazda mas também por outros fabricantes, como num bloco que está a ser desenvolvido pela Nissan-Infiniti e que vai permitir substituir um V6 3,5L por um tetracilíndrico de dois litros. A principal diferença neste SkyActiv-X ocorre no momento da ignição do motor a gasolina, recorrendo a uma compressão mais elevada, com uma mistura pobre ar-combustível e garantindo uma redução das emissões. Esta situação também acontece nos diesel, que por isso são igualmente designados como motores de ignição por compressão. Posteriormente é ativado um ciclo normal Atkinson, como nos motores tradicionais a gasolina. Neste Mazda3 gasolina com compressão por ignição tudo começa com a faísca, antes que a alta compressão seja utilizada para aquecer o cilindro e fazer o resto do processo de ignição sem qualquer ajuda. A introdução de tecnologias revolucionárias será também demonstrado em outros modelos da marca, como o novo protótipo com asas sobre as óticas traseiras. Este modelo conceptual será a evolução do elogiado RX-Vision de 2015 e reafirma o compromisso da marca com os motores rotativos. Outra das novidades nos modelos de produção da Mazda para Tóquio, juntamente com o Mazda3 SkyActiv-X, será um MX-5 Red Top, com revestimentos interiores em nappa e uma nova capota em tons de cereja que lhe dá nome. Fonte: Road and Track