Porque a rentabilidade dos carros mais pequenos é extremamente baixa, a Mazda pode vir a reforçar a parceria que já detém com a gigante Toyota, substituindo a atual geração Mazda2 por um - digamos assim - Yaris com o logótipo da marca de Hiroshima.
Ligados por uma parceria tecnológica já com vários alguns anos e que, nos tempos mais recentes, se estendeu, inclusivamente, aos veículos elétricos, Mazda e Toyota preparam-se, assim, para tornar ainda mais forte esta ligação. Desta feita, com a primeira a aproveitar o trabalho feito pela Toyota no desenvolvimento da mais recente geração Yaris, para lançar o seu próximo Mazda 2.
Previsto, à partida, para dentro de dois anos, ou seja, durante o ano de 2023, o futuro Mazda2 deverá ser um dos modelos que a marca de Hiroshima anunciou, durante a última conferência de apresentação de resultados, como podendo sair da parceria com outros fabricantes e, mais concretamente, com a Toyota.
Segundo a Mazda, que inclusivamente encara esta possibilidade como parte de uma acção mais abrangente, que deverá permitir-lhe fazer crescer o seu portfólio de modelos, o futuro modelo de entrada poderá, assim, ter por base "o Yaris THS [Toyota Hybrid System]", ou seja, a versão híbrida do pequeno utilitário, com lançamento previsto nos mercados europeus.
LEIA TAMBÉM
Mazda 2 passa a micro-híbrido. Já guiámos
Aliás e de acordo com as declarações dos responsáveis da Mazda, tudo aponta para que o futuro Mazda2 seja construído, não pela marca de Hiroshima, mas na fábrica que a Toyota possui no norte de França. E, onde, diga-se, também já é fabricado o novo Yaris.
A pensar nas metas anti-emissões
Quanto à opção pela versão THS, tal deriva do facto de, com esta motorização, o futuro Mazda2 cumprir poder ajudar a marca a alcançar as metas anti-emissões impostas pela Comissão Europeia, nos mercados dos 27. Sendo que, com esta solução, beneficia também a Toyota, uma vez que os dois construtores decidiram fazer uma joint-venture com o objectivo de partilharem, entre as respectivas frotas, as metas definidas.
Com tais transformações, resta, apenas, saber, se os novos motores de combustão Mazda serão igualmente disponibilizados no Mazda2, ou até mesmo se o nome do modelo se manterá.
Toyota fornecedora também da Suzuki
Recorde-se que, da parte da Toyota, esta não é a primeira iniciativa do género levada a cabo nos últimos tempos, pois, também com a Suzuki, o gigante nipónico decidiu celebrar um acordo de parceria semelhante. Nomeadamente, produzindo versões da carrinha Corolla Hybrid e do SUV RAV4 PHEV, para comercialização com o emblema Suzuki.
Ainda no que concerne à parceria Toyota-Mazda, importa dizer, como curiosidade, que, até ao ano passado, data em que ambos os modelos foram descontinuados, devido às fracas vendas, o Yaris vendido no mercado norte-americano tinha por base o Mazda2.