Criticada pela autonomia limitada do seu SUV elétrico MX-30, a Mazda decidiu passar ao contra-ataque e lançou uma nova versão deste modelo, denominada R-EV, equipada com um motor rotativo para servir como extensor de autonomia, acabando com os problemas de ansiedade aos utilizadores.
Um dos problemas normalmente associados à utilização de veículos elétricos é a denominada "ansiedade de autonomia", o que poderá deixar muitas pessoas pouco recetivas à adoção desta tecnologia para a mobilidade.
Essa também é uma questão pertinente no caso do MX-30 e-Skyactiv EV, o primeiro modelo elétrico a bateria da marca japonesa porque o seu alcance, em condições reais de utilização, não vai muito além dos 200 quilómetros.
Aquele raio de ação relativamente limitado entre carregamentos deve-se a uma bateria cuja capacidade de apenas 35,5 kWh. Os responsáveis da Mazda argumentam que aquela solução é vantajosa em termos de peso do veículo e velocidade de carregamento.
Por outro lado, para quem investiu mais de 40 mil euros num SUV familiar e pretende usar o seu veículo em trajetos mais longos sem ter de parar frequentemente para fazer carregamentos intermédios, aquele alcance limitado custará a entender.
Face às críticas apontadas à (pouca) autonomia do seu primeiro SUV elétrico, os engenheiros da Mazda decidiram introduzir uma nova versão do MX-30 equipada com um sistema de extensor de autonomia que recorre a um motor de combustão como gerador para produzir energia e alimentar o motor elétrico.
O conceito está longe de ser totalmente inovador, já que a Opel recorreu a um sistema semelhante no Ampera, assim como a BMW no i3, numa versão denominada REX. Mais recentemente, a Nissan também introduziu uma tecnologia semelhante, denominada ePower, mas que ao contrário dos modelos referidos não tem carregamento externo da bateria.
Motor rotativo
No que se refere ao MX-30 R-EV, os engenheiros da Mazda decidiram recuperar o seu célebre motor rotativo, Wankel, que possui uma estrutura que utiliza o movimento de rotação de rotores triangulares para gerar potência. Uma das caraterísticas deste propulsor de injeção direta com 1660 cc é a sua elevada taxa de compressão, permitindo desenvolver uma potência de 55 kW (75 cv) e um binário de 116 Nm às 4000 rpm.
O motor de combustão não é utilizado para transmitir a potência às rodas dianteiras, mas, sim, como um gerador, fornecendo energia a um motor elétrico, sendo que este último disponibiliza uma potência de 125 kW (170 cv) e um binário de 260 Nm, permitindo ao veículo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_006.jpg]O motor de combustão recebe o combustível a partir de um depósito de gasolina com capacidade de 50 litros, instalado à frente do eixo dianteiro, enquanto a bateria de 17,8 kWh está localizada por baixo da carroçaria.
À semelhança da versão totalmente elétrica, o MX-30 R-EV também permite carregar externamente a bateria, sendo possível percorrer até 85 quilómetros com uma carga a uma velocidade de 110 km/h. A bateria demora cerca de 1h40m a carregar numa wallbox de 11 kW, sendo igualmente possível recorrer a um carregador rápido de 35 kW, o qual permite recuperar entre 20 a 80% da capacidade em 25 minutos.
O alcance combinado, isto, é carregamento elétrico mais depósito de gasolina, ultrapassa os 600 quilómetros. Ou seja, mais do que alguns modelos do segmento só com motor a gasolina!
Rigor na construção
Com exceção do indicador do nível de combustível no painel de instrumentos e do seletor dos modos de condução Hybrid, EV ou Charge junto ao comando da transmissão, o interior do Mazda MX-30 R-EV é idêntico ao do seu congénere e-Skyactiv EV, contando com os mesmos materiais de elevada qualidade, que variam desde aplicações em cortiça até "pele vegan". O equipamento Urban Expression carateriza-se pela cor interior em preto. O rigor de construção também está ao nível que nos habituou a Mazda.
Criticável será o acesso ao habitáculo, já que as portas suicidas, isto é, que abrem em ângulos opostos, obrigam o ocupante do lugar da frente a sair para possibilitar a entrada e a saída dos passageiros dos assentos traseiros. Irritante é ainda o facto do ocupante não conseguir colocar o cinto de segurança enquanto a porta traseira não está fechada.
A combinação de um comprimento de 4,40 metros com uma distância entre-eixos de 2,65 metros permite disponibilizar um habitáculo com bastante espaço à frente, mas o mesmo não se pode dizer dos lugares traseiros. A altura para a cabeça é suficiente, mas os joelhos têm de viajar mais encolhidos.
A bagageira tem uma capacidade de 350 litros, que pode ser ampliada até aos 1155 litros com o rebatimento total dos assentos traseiros, numa configuração 60:40.
Equipamento completo
O painel de bordo conta com dois ecrãs na consola central: um superior dedicado ao sistema de informação e comunicação, cujo acesso aos menus se faz através de um comando giratório na base entre os bancos; e um outro, mais abaixo, reservado para a climatização, mas já tátil.
O primeiro ecrã, de 8,8", é bastante intuitivo de utilizar, sendo fácil alternar entre os menús, graças a um comando rotativo, ao estilo da BMW, localizado na base da consola central. Mais complicado será pesquisar uma morada no sistema de navegação, obrigando o condutor a parar o veículo ou o acompanhante a introduzir a informação.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria-interior-destaque.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_008.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_009.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria-010.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_011.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/Mazda-MX-30-R-EV_galeria_012.jpg]O equipamento de conforto da unidade ensaiada - Makoto Urban Expression - é bastante completo, destacando-se, entre outros, o ar condicionado automático com ecrã para controlo, botão de arranque, rádio com oito colunas, Bluetooth, retrovisores exteriores aquecidos e com recolhimento automático, memória da posição de condução, HMI Commander e head-up display.
A posição de condução, por seu lado, é excelente, contando com várias possibilidades de regulação da coluna de direção e dos assentos, sendo elétrica na versão Makoto. O volante multifunções e o punho dos seletores dos programas de condução estão revestidos a couro.
Por outro lado, a visibilidade traseira está longe de ser um dos pontos fortes do MX-30 R-EV, porque os vidros laterais pequenos e os grossos pilares prejudicam a visão. Para facilitar as manobras, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros são de série, bem como a câmara traseira com visão de 360º na versão Makoto.
Dinâmica
Em termos dinâmicos, o MX-30 R-EV proporciona um comportamento bastante aceitável. A suspensão oferece firmeza suficiente e absorve com eficácia as imperfeições dos pisos, enquanto os movimentos da carroçaria são bem controlados. A boa distribuição de peso permite abordar as curvas com confiança, o que em conjugação com uma direção bem equilibrada, garante uma condução agradável em estradas sinuosas.
O MX-30 R-EV. dispõe de três modos de condução: EV, que permite circular até à velocidade máxima de 140 km/h; Charge, para carregar a bateria; Normal, que privilegia a utilização em modo elétrico, gerindo o funcionamento do motor térmico consoante as necessidades. O consumo de combustível verificado nos primeiros 100 quilómetros foi de 2,0 litros e de 16,0 kWh/100 km.
Menos positiva é a travagem, já que o pedal suave leva o veículo a abrandar rapidamente ao mínimo toque. Como alternativa é possível recorrer à travagem regenerativa que tem dois níveis, que se selecionam numa página do sistema de informação e comunicação, e ainda um modo "e-pedal".
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Mazda MX-30 R-EV. Autonomia alargada
Progressivo e refinado como a generalidade dos elétricos, o MX-30 R-EV proporciona uma condução tranquila até à entrada em funcionamento do motor rotativo, o que, em modo Normal, acontece por volta dos 85 km/h. A partir daí é possível ouvir um ruído bastante audível oriundo do compartimento do motor.
Para apoiar o condutor, o MX.30 R-EV conta com vários dispositivos de assistência, destacando-se o reconhecimento dos sinais de trânsito, deteção de ângulo morto, manutenção na faixa de rodagem e regulador ativo da velocidade de cruzeiro, que mantém a velocidade e a distância relativamente ao veículo da frente.
Veredicto
Quem tem dúvidas relativamente à autonomia dos veículos elétricos e quer fazer uma transição para a eletrificação pode encontrar no Mazda MX-30 E-RV uma solução que se ajusta às suas necessidades e elimina a ansiedade.
Para utilizações em ambiente urbano e suburbano pode circular até cerca de 80 quilómetros em modo elétrico, desde que naturalmente tenha a preocupação de carregar a bateria.
Esgotada a carga entra em funcionamento o motor de combustão que produz energia para o motor elétrico, sendo possível, com um depósito de 50 litros, percorrer no total até 600 quilómetros. O consumo médio de combustível também sobe para uma média 5,0 l/100 km, mas, por outro lado, não é necessário ir à procura de um local para carregar a bateria no meio do nada.
Proposto a partir de 44 724 euros, na versão Makoto Urban Expression, o MX-30 R-EV combina a habitual qualidade e refinamento de construção a que já nos habituou a Mazda com um nível de equipamento bastante completo, incluindo de assistência à condução. Se o leitor nunca colocou este modelo na sua lista de veículos a considerar para uma possível aquisição, provavelmente será melhor pensar duas vezes. Autonomia não será, seguramente, problema!
Mazda MX-30 R-EV 170 cv 2WD Makoto Urban Expression
Preço 44 724 €
Motor Gasolina rotativo 1660 cc + Elétrico
Potência 125 kW (170 CV)
Binário 260 NM
Transmissão Auto, 1 vel
Tração Dianteira
Comp./Larg./Alt. 4,39/1,/1,79/1,55 M
Dist. entre eixos 2,65 M
Peso 1778 KG
Bagageira 350 - 1155 L
Desempenho 9,1 s 0-100 km/h
Vel. Máx.140 km/h
Consumo 1,0 (2,0*) kW/100 km / 17,5 (16,0*) kWh/100 KM
Capacidade bateria 17,8 KWH
Autonomia elétrica 85 KM A 110 KM/H (80 KM*)
Emissões 21 g/km
* Medições Turbo
GOSTÁMOS
- Habitabilidade
- Autonomia
- Qualidade materiais
NÃO GOSTÁMOS
- Capacidade mala
- Habitabilidade traseira
- Portas suicidas