Poderá estar de regresso a tecnologia já utilizada pela marca em modelos como o RX-7? As patentes mostram isso, embora existam algumas opções concorrentes que podem tornar menos apelativo o conceito do Twin-Turbo sequencial A Mazda tem sido, sem dúvida, uma das marcas a defender com mais força o futuro dos motores de combustão interna, apresentando nos últimos tempos múltiplas novidades que mostram como ainda existe muita margem de manobra para aumentar a eficiência destes propulsores. Após ter confirmado, em entrevista à Turbo, que estão a ser desenvolvidos dois novos motores rotativos, de ter também desvendado em Tóquio a tecnologia SkyActiv-X para o Mazda3 com ignição por compressão, e de ter desvendado com o novo "6" o Dynamic Press Turbo, surgem agora patentes do Twin-Turbo sequencial. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/dims-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/ScreenShot2017-12-08at2.21.25PM.jpg] Esta tecnologia não é nova, e já foi utilizada na geração ND do Mazda RX-7 (1992-2002) e ainda no Cosmo. Mas efetivamente tinha andado "esquecida" nos últimos anos. Mas o seu funcionamento é fácil de perceber. Ao contrário dos habituais sistemas com dois turbos do mesmo tamanho, que trabalham apenas como um grande turbo, neste caso a ideia passa pelo funcionamento em diferentes fases. Com o Twin-Turbo sequencial existe um primeiro turbo, mais pequeno, que entra em ação logo nas baixas rotações para uma resposta rápida ao acelerador, enquanto o segundo turbo, de dimensões superiores, oferece um 'boost' nos regimes mais elevados. As patentes do sistema mostram precisamente o turbo mais pequeno na parte superior da imagem e o outro numa posição mais abaixo. O que se torna visível é que todo este sistema passa a estar agrupado num só componente, que aparenta ser mais compacto. Isto facilita a utilização em vários modelos, por ser mais facilmente acomodado e por, ao ter menos peças, ser mais barato. Restam, no entanto, algumas dúvidas sobre a exequibilidade deste Twin-Turbo sequencial, pois existem alternativas como os turbos de geometria variável, os twin-scroll e até, com os novos sistemas de 48 volts, os turbos elétricos. Além disso, existem outras ideias como o próprio Dynamic Press Turbo que a marca já lançou. Talvez as vantagens estejam ao nível da resposta sempre elevada do turbo, embora seja ainda cedo para confirmar se este será mais um dos projetos de otimização dos motores de combustão da Mazda a seguir para a frente. Mas está já patenteado… Fonte: Autoblog