Depois do anúncio de que pretende tornar-se uma marca sem emissões de carbono até 2050, a Mazda Motor Corporation divulga agora a intenção de acelerar os seus panos globais de eletrificação e neutralidade carbónica. Mais concretamente, através da eletrificação da totalidade dos seus modelos, até 2030.
Com este anúncio, a Mazda antecipa as metas anteriormente divulgadas, acrescentando que estas serão alcançadas através de uma oferta em que, nessa altura, um quarto dos modelos serão totalmente elétricos, enquanto os restantes exibirão algumas forma de eletrificação.
A marca de Hiroshima revela, ainda, que, entre 2022 e 2025, disponibilizará toda uma nova gama de produtos, baseados na denominada SKYACTIV Multi-Solution Scalable Architecture, e com destino, em particular, para o Japão, Europa, EUA, China e região ASEAN.
Desta nova gama farão parte cinco modelos híbridos, alguns dos quais a utilizar o Toyota Hybrid System (THS), fornecido pela Toyota, assim como cinco modelos plug-in híbridos e três modelos EV. Relativamente aos quais a Mazda promete divulgar mais pormenores, nomeadamente, a sua chegada aos mercados, em momento oportuno.
LEIA TAMBÉM
Mazda. Marcas japonesas vão desenvolver juntas tecnologias de comunicação
A par destas iniciativas, a Mazda diz estar a desenvolver, também, uma plataforma dedicada para veículos eléctricos, de nome SKYACTIV EV Scalable Architecture, e que será utilizada em EVs de diferentes dimensões e com vários tipos de carroçarias. Propostas cujo lançamento no mercado deverá ter lugar entre 2025 e 2030.
O Mazda Co-Pilot Concept
Juntamente com este esforço de redução de emissões e, conforme também refere a marca de Hiroshima, porque "os automóveis Mazda são feitos para os condutores", o fabricante anuncia, ainda, a expansão do leque de tecnologias de segurança avançadas, com a introdução do seu "sistema de condução autónoma centrado no ser humano, denominado Mazda Co-Pilot Concept".
Este novo sistema deverá surgir, já a partir de 2022, numa denominada versão Mazda Co-Pilot 1.0, e "integrada na gama de Grandes Produtos Mazda", refere o fabricante em comunicado.
Através deste Mazda Co-Pilot, a marca promete introduzir um sistema que monitoriza constantemente o estado e condições do condutor, sendo que, sempre que for detectada uma alteração súbita do seu estado, o sistema alterna para uma condução autónoma. Assumindo a responsabilidade de direccionar a viatura para um local seguro, imobilizando-se e realizando a chamada de emergência.