No ano se prepara para celebrar o décimo aniversário da sua apresentação, período durante o qual conheceu pandemia e guerras como há muito não se viam, o pequeno roadster MX-5 dá mostras de continuar aí para as curvas! Confirma-o as vendas de 2023, com as quais parece querer deixar o aviso, também à Mazda, de que o seu tempo ainda não acabou!
Dados obtidos pela TURBO junto da Mazda Portugal confirmam que, apesar de andar por cá há quase três décadas e meia ("nasceu" em 1989), percurso já longo em conheceu tão só quatro gerações, e de até mesmo a atual geração estar prestes a celebrar nove anos de comercialização, está ainda longe o momento em que a substituição do pequeno roadster MX-5 terá de ser vista com uma prioridade, para a marca nipónica.
Segundo estes números, a Mazda vendeu, globalmente, em 2023, um total de 24 841 unidades do MX-5. Número que, embora contabilizando apenas os primeiros 11 meses do ano que passou, uma vez que o fabricante ainda não dispõe dos totais relativos a dezembro, é já superior ao conseguido pelo modelo em 2022, quando terminou com um total de 24 165 unidades comercializadas em todos os países onde continua a ser vendido.
Como melhor mercado a nível global, um país cujas preferências nem sequer parecem adequar-se ao tipo de pequeno automóvel que o MX-5 efectivamente é, os EUA. O qual, ainda assim, assimilou um total de 9577 unidades, só nos primeiros 11 meses de 2023, total que não deixou de ser mais do que suficiente para suplantar as 6895 unidades vendidas em 2022.
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De resto e embora ainda hoje sem qualquer tipo de motorização eletrificada ou versão 100% elétrica, também na Europa, o MX-5 tem protagonizado uma recuperação nas vendas, com o modelo a fechar os primeiros 11 meses do ano transacto, com um total de 6995 unidades transaccionadas. Número que, além de significar mais 1628 unidades vendidas do que em 2022, é, inclusivamente, mais elevado que os 5943 MX-5 vendidos no mercado de onde é originário, o Japão.
Portugal "do contra"
Falando especificamente do mercado português, o assinalar de uma tendência contrária à registada na grande maioria dos mercados internacionais, com o MX-5 a recuar no número de unidades vendidas, durante os já 12 meses de 2023, e a ficar a sete unidades dos 98 carros transaccionados em 2022. Mas também a 17 das 108 unidades comercializadas em 2021, ou seja, em plena pandemia do COVID-19.
Nota, ainda, para o facto de, perdido o factor novidade de que ainda beneficiava em 2019, quando conseguiu 180 vendas, contra 158 do "irmão mais velho" com capota de lona, o MX-5 de capota rígida (RF) ter deixado de ser, há já alguns anos, a variante favorita dos portugueses.
Pelo contrário, desde 2021 que o ST (capota de lona) recuperou as preferências dos consumidores em Portugal, ao vender 79 unidades nesse ano (contra 29 do RF), 65 em 2022 (33 o RF) e 64 em 2023 (27). O que também contribuiu para que, dos 663 MX-5 vendidos em Portugal desde 2019 (338 dos quais nesse mesmo ano), mais de metade (378) tenham sido com capota de lona e apenas 285 foram RF, sinónimo de 'Retractable Fastback'.