Por ocasião do seu 35º aniversário, o Mazda MX-5 recebeu um conjunto de atualizações ao nível dos faróis dianteiros e um novo sistema de informação e comunicação que melhora a conectividade.
O Mazda MX-5 assinalou o seu 35º aniversário desde a estreia mundial no Salão Automóvel de Chicago de 1989. Nas suas quatro gerações ("NA", "NB", "NC" e, agora, "ND") o roadster registou mais de 1,2 milhões de unidades produzidas na fábrica de Ujina, em Hiroshima.
Mais de 40% dos veículos, mais precisamente 533 301, foram comercializados na América do Norte sob a designação Mazda Miata, seguindo-se a Europa, com 391 503, e o Japão, com 225 510, onde este modelo recebeu a designação Mazda Roadster (inicialmente denominado Eunos Roadster).
Nestes 35 anos, o Mazda MX-5 manteve-se sempre fiel ao seu conceito original de modelo desportivo de tração traseira, mas com motor central dianteiro. Esta arquitetura proporciona uma distribuição longitudinal e ideal do peso do conjunto.
A atual geração do roadster nipónico foi lançada em 2016 e continua a garantir uma elevada satisfação aos entusiastas da condução de cabelos ao vento, com a versão RF a apresentar um design fastback e um sistema de tejadilho do tipo hard-top rebatível eletricamente, juntamente com a versão roadster de capota de lona.
Revisão de 35º aniversário
Por ocasião do 35º aniversário, o Mazda MX-5 recebeu um conjunto de atualizações, destacando-se os faróis dianteiros e traseiros, um novo sistema de informação e comunicação que melhora a conectividade e da evolução da ainda mais concentrada experiência de condução Jinba-Ittai.
O novo 'Track Mode' aumenta a sensação de envolvimento do condutor no lendário desportivo e funciona em combinação com o Kinematic Posture Control System (KPC) baseado em software, e que proporciona uma dose adicional de estabilidade em curva. Um diferencial de deslizamento limitado assimétrico equipa, agora de série, o Mazda MX-5 Skyactiv-G de 2024, comercializado com o motor 2.0 Skyactiv G de 184 cv e com a unidade 1.5 Skyactiv-G de 132 cv.
LEIA TAMBÉM
A celebrar 10 anos. Mazda MX-5 ND recusa reforma e volta a subir nas vendas
O Mazda MX-5 de 2024 irá ser comercializado em breve no mercado nacional e manterá a habitual disponibilidade como roadster, com a clássica capota de lona, ou em versão RF, com tejadilho fixo rebatível, garantindo ambas o prazer de condução de sempre, inerente a este desportivo de baixo peso que flui pelas curvas com elevada agilidade, conforto e segurança.