Mazda MX-30 R-EV. Os nomes dos automóveis estão a ficar cada vez mais complexos. E abreviámos a designação completa do novo SUV compacto da Mazda com extensor de autonomia: Mazda MX-30 e-Skyactive R-EV.
Líder da estratégia de eletrificação do construtor de Nagasaki, o Mazda MX-30 R-EV resolve o calcanhar de Aquiles da versão elétrica. A autonomia.
Os 150 km de autonomia real até podem fazer sentido para um segundo automóvel. O problema é que no mercado nacional é difícil comercializar uma segundo automóvel por cerca de 40 mil euros. Sobretudo quando se apresenta como um compacto, com 4,40 metros de comprimento, e depois tem autonomia de citadino.
No lançamento do MX-30 a Mazda justificou a escolha da bateria de 35,5 kWh com as vantagens do peso e velocidade de carregamento. Agora faz o mesmo para defender a utilização de metade da bateria original.
Carrega até 36 kW
São 17,8 kWh, com um peso de 188 kg, capazes de receber corrente contínua até um máximo de 36 kW. O carregamento AC varia entre os 11 kW (trifásico) e os 7,2 kW (monofásico). O espaço livre, da outra metade da bateria, é ocupado pelo depósito de 50 litros de gasolina.
O combustível é necessário para alimentar um motor rotativo de 1660 cc (de acordo com a norma europeia, o volume da câmara de 830 cc deve ser duplicado). Para além da familiaridade com a tecnologia, a escolha recaiu sobre o motor Wankel por ter as dimensões compactas necessárias para caber sob o capot.
Sem qualquer ligação mecânica ao eixo dianteiro, o motor rotativo serve apenas de gerados para carregar a bateria. No entanto, ao contrário do que acontece com a tecnologia e-Power da Nissan, não é a única fonte de energia.
Três modos de condução
Como referimos acima, Mazda MX-30 R-EV pode recorrer a fontes externas para carregar a bateria. Esta tem autonomia para cerca de 85 km. Uma vez esgotada, entra em ação o motor térmico.
Há três modos de condução. O EV, que permite circular até à velocidade máxima de 140 km/h, marca 145 km/h no velocímetro. O Charge para carregar a bateria. E o Normal, que privilegia a condução EV, gerindo o funcionamento do motor térmico em função das necessidades do momento.
Progressivo e refinado como a generalidade dos elétricos, o Mazda MX-30 R-EV tem uma condução tranquila até à entrada em ação do motor Wankel. O que em modo de condução Normal acontece por volta dos 85 km/h. O contraste com o silêncio da condução EV significativo. As rodas são acionadas exclusivamente por um motor síncrono com 170 cv e 260 Nm de binário. É o responsável pelos 9,1 segundos da aceleração até aos 100 km/h.
1 l/100 km
Os dados oficiais dizem que o Mazda MX-30 R-EV tem consumos de gasolina na ordem do 1 l/100 km e de eletricidade na casa dos 17,5 kWh. No percurso que efetuámos não esgotámos a bateria, mas os 2,1 l/100 km registados deixam antever uma média real na casa dos 5 l/100 km. Os consumos EV foram mais interessantes, não passando dos 16 kWh/100 km.
Disponível a partir de meados de novembro, o novo Mazda MX-30 R-EV tem preços desde os 40 927 €. A gama está estruturada em linha com a do MX-30, com um acréscimo de preço entre os 900 e os 1400 €. Valor que se resume à soma do ISV com o IVA e o aumento de equipamento de algumas versões, como a exclusiva Edition-R (46 427 €).