Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV. Novo motor rotativo para diminuir ansiedade

A Mazda recuperou o motor rotativo que passa a estar disponível no MX-30 e-Skyactiv R-EV, o primeiro híbrido plug-in da marca japonesa

A Mazda recuperou o motor rotativo que passa a estar disponível no MX-30 e-Skyactiv R-EV, o primeiro híbrido plug-in da marca japonesa na Europa. O propulsor serve como gerador para produzir energia para alimentar o motor elétrico.

Após uma década desde o fim da produção do RX-8 com a edição especial Spirit R, a Mazda recuperou o seu célebre motor rotativo, que passa a estar disponível no novo MX-30 e-Skyactiv E-EV, que fez a sua estreia europeia no Salão Automóvel de Bruxelas.

O motor rotativo de 830 cc com injeção direta tem uma elevada taxa de compressão de 11.9:1, que permite debitar uma potência de 55 kW e um binário de 116 Nm às 4000 rpm.

Este motor de combustão não transmite a potência às rodas, mas funciona como um gerador para fornecer energia a um motor elétrico, o qual desenvolve uma potência de 125 kW e um binário de 260 Nm. O sistema é muito semelhante ao do Nissan Qashqai e-Power e isto significa que a tração é assegurada pelo motor elétrico.

Como não existe ligação mecânica com as rodas, o papel do motor mecânico consiste em produzir energia elétrica e servir com extensor de autonomia. 

Consumo de 1,0 l/100 km

O motor de combustão recebe o combustível através de um depósito de gasolina com uma capacidade de 50 litros que foi instalado à frente do eixo traseiro, enquanto a bateria de 17,8 kWh está localizada por baixo da carroçaria.

Cada carregamento da bateria permite percorrer até 85 quilómetros em ciclo WLTP, enquanto o alcance combinado ultrapassa os 600 quilómetros.

A bateria demora cerca de 1h40m a recarregar a partir de uma wallbox de 11 kW, sendo também possível utilizar um carregador rápido, o qual permite recuperar entre 20 a 80% da capacidade em 25 minutos.

LEIA TAMBÉM
Mazda MX-30 e-Skyactiv 145 cv Excellence: Uma espécie de contradição…

O MX-30 e-Skyactiv R-EV necessita de 9,1 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente a 140 km/h. Esta versão híbrida com bateria recarregável externamente é consideravelmente mais pesada para um crossover compacto, acusando na balança 1703 kg. 

Por outro lado, a marca anuncia um consumo de combustível nos primeiros cem quilómetros de apenas um litro em ciclo WLTP e emissões de 21 g/km. Na Alemanha, estará disponível a partir de 35.990 euros, mas pode chegar aos 45.040 euros na versão mais equipada Edition R.