Nascido de raiz como elétrico, o SUV de portas suicidas MX-30 da Mazda vai passar a contar com uma nova versão equipada com um motor a gasolina de 2,0 litros. A Mazda parece seguir um caminho oposto à da maioria dos seus concorrentes…
Enquanto muitos fabricantes automóveis desenvolvem veículos elétricos com base em automóveis de combustão interna, a Mazda parece ter apostado numa estratégia oposta.
Após o lançamento do seu primeiro automóvel elétrico a bateria, o crossover MX-30, dotado de portas de abertura suicida, a marca de Hiroshima apresentou no Automobile Council (um salão automóvel que só tem expressão no Japão) uma versão deste modelo com…motor de combustão interna.
Apesar de ter sido desenvolvido uma plataforma inteiramente nova para veículos elétricos, que deu origem ao MX-30, a Mazda decidiu montar um motor a gasolina de 2,0 litros neste SUV, desaparecendo a bateria de iões de lítio com capacidade de 35,5 kWh, localizada na parte inferior do habitáculo de fundo duplo.
LEIA TAMBÈM
Mazda dá a conhecer MX-30 a clientes nacionais através de experiência virtual
O espaço ocupado pelo motor elétrico e pela transmissão passou a receber o bloco 2.0 e-Skyactiv G, utilizado em outros modelos como o Mazda CX-30 e o Mazda3. Trata-se de um propulsor atmosférico que está disponível em níveis de potência de 120 cv ou 150 cv, associado a um sistema elétrico de 24V.
À venda na Europa?
O pequeno motor elétrico desenvolve uma potência de 7 cv, sendo alimentado por uma pequena bateria com uma capacidade de 0,017 kWh.
Este sistema funciona igualmente como alternador / gerador elétrico, assim como motor de arranque. O motor de dois litros está associado a uma caixa automática de seis velocidades com conversor de binário.
A marca japonesa não revelou se esta nova versão vai ser comercializada na Europa, mas poderia vender com mais facilidade este veículo com uma carroçaria diferente e inovadora.