A Mazda anunciou ter produzido mais de dois milhões de veículos com motor rotativo desde 1967. Tudo começou com o Cosmo Sport. Após 12 anos de interrupção com o fim da produção do RX-8 em 2012, este tipo de propulsor está de regresso com o MX-30 e-Skyactiv E-EV.
Desde 1967 já foram produzidos mais dois milhões de veículos Mazda com motor rotativo e o construtor japonês foi o único a fabricar viaturas em massa com este tipo de propulsor ao longo de vários anos.
O motor rotativo, também denominado Wankel, possui uma estrutura única que utiliza o movimento de rotação de rotores triangulares para gerar potência. O primeiro modelo da Mazda a receber este propulsor foi o Cosmo Sport (Mazda 110 S).
A partir dessa altura, a Mazda continuou a melhorar o desempenho dos seus motores rotativos em termos de potência, consumo de combustível e durabilidade.
Após ter terminado a produção do RX-8 em 2012, a Mazda retomou o fabrico de veículos com motor rotativo em junho de 2023 e começará a comercializar em breve o seu 12º modelo com motor rotativo. As vendas na Europa do MX-30 e-Skyactiv E-EV terão início no outono de 2023, consoante o mercado.
Tecnologia é para continuar
"O motor rotativo é uma vertente essencial da história da Mazda e representa o nosso 'imparável espírito desafiante'. O motor rotativo é muito apreciado pelos clientes em todo o mundo e é com grande entusiasmo que retomamos a sua produção e assistimos ao seu regresso", afirma Takeshi Mukai, Director e Administrador-Delegado Sénior da Mazda.
"Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer sinceramente a todos os que nos apoiaram nesta jornada, em particular, aos muitos clientes que adquiriram veículos com motor rotativo, aos nossos fãs de motores rotativos e a todos os nossos parceiros de negócio que estiveram envolvidos no desenvolvimento e produção. No futuro, continuaremos a transmitir este 'imparável espírito", sublinhou este executivo de topo da marca de Hiroshima.
Cronologia de modelos com motor rotativo
- Julho 1961 Acordo técnico com a NSU e Felix Wankel
- Maio 1967 Anúncio da conclusão do motor rotativo e lançamento do Mazda Cosmo Sport (Mazda 110S).
- Julho 1968 Mazda Familia Rotary coupé (Mazda R100 coupé).
- Outubro 1969 Mazda Luce Rotary coupé (Mazda R130 coupé).
- Maio 1970 Gama Mazda Capella Rotary (Mazda RX-2).
- Setembro 1971 Mazda Savanna (Mazda RX-3).
- Novembro 1972 Segunda geração da gama Mazda Luce Rotary (Mazda RX-4).
- Junho 1973 Volume total da produção de veículos com motor rotativo atinge 500.000 unidades.
- Fevereiro 1974 Segunda geração do Mazda Capella (Mazda RX-2).
- Abril 1974 Mazda Rotary Pickup (REPU) na América do Norte.
- Julho 1974 Mazda Parkway Rotary 26.
- Abril 1975 Mazda Roadpacer AP.
- Outubro 1975 Segunda geração do Mazda Cosmo AP (Mazda RX-5).
- Outubro 1977 Terceira geração do Mazda Luce (Mazda 929L).
- Março 1978 Mazda Savanna RX-7 (Mazda RX-7).
- Novembro 1978 Produção de veículos com motor rotativo totaliza 1 milhão de unidades.
- Novembro 1981 Terceira geração do Mazda Cosmo e quarta geração da gama Luce Rotary (Mazda 929).
- Outubro 1985 Segunda do Mazda Savanna RX-7 (Mazda RX-7).
- Abril 1986 Produção de veículos com motor rotativo totaliza 1,5 milhão de unidades.
- Setembro 1986 Quinta geração do Mazda Luce (Mazda 929).
- Abril 1990 Quarta geração do Mazda Cosmo (Eunos Cosmo), equipado com um motor rotativo de três rotores.
- Junho 1991 Mazda 787B vence a 59ª edição das 24 Horasde Le Mans.
- Dezembro 1991 Terceira geração do Mazda RX-7.
- Abril 2002 Última edição especial do Mazda RX-7, Série Spirit R.
- April 2003 Mazda RX-8.
- Novembro 2011 Última edição especial do Mazda RX-8, Série Spirit R.
- Junho 2012 Fim da produção do Mazda RX-8.
- Junho 2023 Início da produção do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV.
- Outubro 2023 Produção de veiculos com motor rotativo totaliza 2 milhões de unidades.