De anos... para meses. Mazda quer reduzir tempo que demora a criar um carro

Uma das fases mais demoradas e caras na criação de um carro, a Mazda quer reduzir esse tempo, com a ajuda da Inteligência Artificial

Hoje em dia uma das fases mais demoradas (e caras!) na criação de um novo automóvel, a Mazda quer reduzir esse tempo, de anos, para meses. Sendo que, para tal, aposta na Inteligência Artificial desenvolvida por uma start-up em particular...

Juntamente com mais algumas empresas, a japonesa Mazda decidiu entrar na iniciativa de captação de investimento levada a cabo pela tecnológica britânica Secondmind, a qual tem vindo a investigar e desenvolver soluções no domínio da Inteligência Artificial (IA), aplicada ao processo de criação automóvel.

Recorrendo à IA, a SecondMind acredita poder reduzir, de anos para meses, o tempo de criação e desenvolvimento de novos veículos, desde logo, ao conseguir reduzir a possibilidade de erro durante a fase de concepção e testes, de 10 para 1.

O Mazda MX-30 R-EV é uma das últimas evoluções tecnológicas conseguidas pelo fabricante automóvel japonês
O Mazda MX-30 R-EV é uma das últimas evoluções tecnológicas conseguidas pelo fabricante automóvel japonês

Desta forma, os construtores também passarão a fazer menos correcções nos projectos inicialmente apresentados, a par de uma redução de cerca de 40% no número de protótipos. Algo que, além de encurtar o tempo, reduzirá, igualmente, os valores de investimento no desenvolvimento dos veículos.

"A indústria automóvel precisa de acelerar ainda mais a velocidade e a eficiência do desenvolvimento, devido à diversificação das necessidades do mercado e à crescente sofisticação e complexidade da tecnologia", afirmou, em comunicado, o responsável de I&D da Mazda, Naohito Saga. Acrescentando que, "esperamos que a parceria com a Secondmind contribua para a evolução da produção de veículos na Mazda."

LEIA TAMBÉM
Mazda e o Wankel. Já são mais de dois milhões de veículos!

Com o dinheiro obtido através desta recolha de financiamento e que se saldou em cerca de 16 milhões de dólares, ou pouco mais de 14,5 milhões de euros, a Secondmind pretende investir não somente nas vendas e marketing, como também no desenvolvimento do seu mecanismo de optimização nativo, na Cloud.

Ao mesmo tempo, a empresa também aumentará o seu apoio à estratégia avançada de investigação e educação em IA da Mazda, na qual colabora, de resto, há alguns anos.

A Inteligência Artificial poderá ser a solução para os construtores automóveis desenvolverem e produzirem veículos mais baratos
A Inteligência Artificial poderá ser a solução para os construtores automóveis desenvolverem e produzirem veículos mais baratos

"A Secondmind e a Mazda estão alinhadas desde o primeiro dia em torno de um objetivo comum de permitir a otimização contínua do design e desempenho dos veículos e ajudar a indústria automóvel a cumprir a era dos veículos definidos por software", afirma o CEO da Secondmind, Gary Brotman. Garantindo que, "estamos orgulhosos de apoiar a Mazda na abertura de novos caminhos para a inovação em IA na engenharia automóvel, através da estratégia avançada de investigação e educação em IA da Mazda."

Além da Mazda, também empresas como a Amadeus Capital Partners, a Atlantic Bridge Ventures e a Cambridge Innovation Capital, decidiram participar na ronda de financiamento da tecnológica sedeada no Reino Unido, embora não tenha sido divulgado quanto é que cada uma contribuiu para o bolo final.