A Mazda apresentou o estudo de um veículo compacto desportivo, denominado Iconic SP, que poderá constituir uma antevisão do sucessor elétrico do icónico MX-5.
A Mazda apresentou no Salão da Mobilidade de Tóquio o protótipo Iconic 5, que poderá vir dar origem a um sucessor elétrico do MX-5. À semelhança do recém-apresentado MX-30 R-EV, o estudo do compacto desportivo conjuga um sistema de propulsão de duplo rotor com uma plataforma de veículo elétrico.
Para garantir um comportamento à altura de um verdadeiro desportivo, o centro de gravidade é muito baixo. Por outro lado, as projeções da carroçaria tornaram-se possíveis graças a um capot muito baixo, que acomoda um motor rotativo de baixo peso e compacto, montado em posição central.
Segundo a Mazda, um sistema elétrico rotativo de dois rotores proporcionaria um motor altamente escalável, com uma disposição flexível, tendo a capacidade de queimar uma variedade de combustíveis, incluindo hidrogénio.
Maior do que o MX-5
Aquela tecnologia seria exclusiva da Mazda e poderia ser implementada em diferentes conceitos de modelos desportivos. Além disso, se a bateria for carregada com electricidade produzida a partir de fontes renováveis será possível conduzir num ambiente praticamente neutro em termos de carbono.
LEIA TAMBÉM
Mazda MX-30 R-EV. Autonomia alargada
"Nós adoramos o MX-5 e o mundo adora o MX-5," afirmou Masahiro Moro, Presidente e CEO da Mazda na apresentação deste protótipo. "Estamos determinados, na era da eletrificação, a manter viva a alegria de conduzir que o MX-5 representa. O Mazda Iconic SP, com o seu grupo motor elétrico de gerador rotativo duplo, é a solução dos nossos sonhos. Um sonho em que trabalharemos arduamente para ser lançado. A Mazda irá sempre oferecer veículos que recordem às pessoas que os automóveis se traduzem em pura alegria e que são uma parte indispensável das suas vidas."
O Iconic SP tem um comprimento de 4,18 metros, uma largura de 1,85 metros, uma altura de 1,15 metros e uma distância entre-eixos de 2,59 metros. Isso significa que é mais 25,4 centímetros do que o MX-5 e também será substancialmente mais pesado, acusando 1450 kg na balança devido o seu sistema híbrido plug-in que desenvolve uma potência combinada de 370 cv.