Sete lugares, Diesel... e PHEV. CX-80 é o novo porta-estandarte da Mazda na Europa

O Mazda CX-80 mede quase cinco metros de comprimento e oferece espaço amplo para sete adultos, além de PHEV e turbodiesel. Chega no verão

O Mazda CX-80 mede quase cinco metros de comprimento e oferece espaço amplo para sete adultos. Chega no verão com propulsão híbrida plug-in (PHEV) e turbodiesel

O Mazda CX-80 partilha com o CX-60 a plataforma Skyactiv Multisolution preparada para servir os novos modelos elétricos e a combustão da marca japonesa. Essa flexibilidade está também refletida no aumento da distância entre eixos que no caso do CX-80 aumentou 25 centímetros, precisamente o mesmo acréscimo registado no comprimento total da carroçaria, que chega agora aos 4,95 metros de comprimento.

O facto de o desenho das duas carroçarias ter sido realizado em simultâneo, permitiu preservar a harmonia estilística, nem sempre fácil num automóvel de grandes dimensões, merecendo destaque o terceiro vidro traseiro lateral com dimensões que evitam a habitual sensação claustrofóbica na terceira fila de assentos.

Com terceira fila de bancos

É precisamente isso que diferencia o novo CX-80 do "irmão" CX-60: a colocação de uma terceira fila de bancos, com os dois lugares adicionais a permitirem alojar, com conforto, adultos com até 1,7 metros de altura. 

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Como sempre acontece, o acesso não é propriamente fácil, mesmo que o mecanismo que permite com um único movimento fazer deslizar e reclinar o banco da segunda fila dê uma ajuda. 

Segunda fila que pode receber dois bancos tipo poltrona ou três assentos independentes, que podem reclinar até 33 graus, para potenciar o conforto, ou deslizar até 12 centímetros numa calha, para aumentar a flexibilidade. 

De referir que, mesmo com os sete lugares montados, a capacidade de bagagem chega aos 258 litros, um valor francamente bom que possibilita uma utilização familiar. 

Sensação premium

A sensação premium, resultante da decoração cuidada e da escolha de materiais de alta qualidade, bem como a elevada dotação tecnológica, evidente no recurso aos dispositivos de segurança e apoio à condução de última geração, marcam, igualmente, o interior do Mazda CX-80. 

Não menos importante, o Mazda CX-80 conta com todas as funcionalidades da era digital que permitem a plena conectividade, com as funções principais a poderem ser comandadas através de instrução vocal. 

Diesel é aposta

Em vez de seguir de forma cega a tendência da eletrificação, a Mazda insiste que prefere disponibilizar aos clientes as tecnologias mais eficientes a cada momento. 

É essa a explicação dada para a aposta num novo motor turbodiesel com seis cilindros e 3,3 litros de cilindrada que incorpora as tecnologias mais avançadas, de que é exemplo a câmara de combustão em forma oval "que permite um controlo mais eficaz da queima de combustíveis e, assim, reduzir os consumos e emissões", como nos foi explicado por Christian Schultze, responsável pelas áreas de tecnologia e investigação da Mazda Europe. 

Destaque, também, para a tecnologia Mild Hybrid (48 volts), com a montagem de um motor com 17 cv de potência no interior da caixa de oito velocidades. 

A potência total anunciada é de 254 cv e o binário de 550 Nm está disponível logo às 1500 rpm, sendo anunciado um consumo de 5,7 litros de gasóleo.

Também PHEV

Em alternativa está disponível uma versão híbrida plug-in que recorre a um bloco de quatro cilindros a gasolina com 2,5 litros de cilindrada e 192 cv de potência, que está associado a um motor elétrico com 175 cv. O resultado é uma potência combinada de 327 cv e um binário máximo de 500 Nm às 4000 rpm. 

A energia para este motor é fornecida por uma bateria de iões de lítio com 17,8 kWh de capacidade que anuncia uma autonomia em modo elétrico de 53 km, o que resulta num consumo de 2.0 l/100 km. 

Entre as particularidades deste sistema está a possibilidade de o condutor poder escolher o nível de energia elétrica que pretende reservar para utilização posterior. Abaixo do valor pré-determinado, o motor de combustão faz, igualmente, as funções de gerador de energia que é armazenada na bateria.

Comum às duas propostas é a caixa automática de oito velocidades, bem como a tração integral que utiliza um sistema com uma embraiagem multidiscos, que reparte a potência entre os dois eixos da forma mais conveniente, em função das condições de tração e do programa de condução escolhido.