Está já disponível, em Portugal, aquele que passa a ser o maior e mais recente SUV na oferta da Mazda, o CX-60. Proposta que estreia, igualmente, a tecnologia híbrida plug-in do fabricante de Hiroshima para a Europa e que, entre nós, pode ser adquirido com um de quatro níveis de equipamento e preços a partir de 52.289€.
Apresentado como o novo porta-estandarte da Mazda para o Velho Continente, o CX-60 e-Skyactiv PHEV apresenta-se aos consumidores portugueses com uma só motorização, a qual combina uma versão modificada do conhecido quatro cilindros Skyactiv-G de 2,5 litros a gasolina de 191 cv e 261 Nm, com um motor elétrico de 175 cv e 270 Nm, além de uma bateria de iões de lítio de 355V e 17,8 kWh de capacidade.
Anunciando uma potência combinada entre motor de combustão e elétrico de 327 cv, assim como um binário máximo de 500 Nm - valores que, diga-se, tornam-no o modelo de estrada mais potente alguma vez comercializado pela Mazda -, o CX-60 e-Skyactiv PHEV beneficia, ainda, da acção de uma caixa automática de oito velocidades, igualmente nova. E que acaba contribuindo para prestações que passam pelos 5,8 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h, assim como para uma velocidade máxima anunciada (limitada) de 200 km/h.
Quanto a consumos, a promessa de um registo na ordem dos 1,5 l/100 km WLTP, numa utilização em trajecto combinado, para o qual a Mazda promete ainda emissões de CO2 de apenas 33 g/km. Isto, além de uma autonomia em modo exclusivamente elétrico de 60 km, desde que mantendo a velocidade abaixo dos 100 km/h, inclusive.
LEIA TAMBÉM
Mazda mais potente de sempre. SUV CX-60 PHEV chega à Europa
Num modelo que tem por base a nova Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture, a garantia, ainda, de uma excelente dinâmica de condução, graças a uma maior rigidez estrutural, uma suspensão pensada para assegurar uma maior estabilidade da parte do conjunto e um sistema Kinematic Posture Control (KPC), um exclusivo da Mazda. Tudo isto, sem esquecer a colocação das baterias entre os dois eixos e o mais baixo possível na estrutura, além de um sistema de tracção integral que incorpora a transferência de binário entre os dois conjuntos de rodas, através de um veio.
Finalmente, o modelo contempla ainda um abrangente pacote de tecnologias de segurança e apoio à condução i-Activsense, entre os quais, o monitor de visão 360º de última geração (See-Through View), o assistente de colisão para tráfego cruzado (Turn Accross Traffic Assist), a detecção de peões com travagem inteligente em cidade e também em marcha-atrás, o assistente de manutenção de faixa de rodagem (Emergency Lane Keeping) e o cruise control adaptativo inteligente. Sem esquecer a monitorização e aviso de saída de um veículo do ângulo morto (BSM Vehicle Exit Warning), entre outros.
Proposto no mercado nacional com um total de quatro níveis de equipamento - 'Prime Line', 'Exclusive Line', 'Homura' e 'Takumi' -, os três últimos a permitirem um total de 16 configurações cada. E a que se torna possível acrescentar ainda quatro packs de equipamento - Drive Assistance, Convenience & Sound, Comfort e TAE -, cujo preço varia também segundo o nível de equipamento escolhido.
A partir de pouco mais de 52 mil euros
E já que falamos de preços, um valor de entrada de 52.289€, montante pedido pela versão versão de entrada 'Prime Line', com o preço do 'Exclusive Line' a iniciar-se nos 53.889€, o 'Homura' nos 56.289€, e o 'Takumi' nos 57.839€.