Já a partir de 2022. Mazda alarga oferta SUV e crossover

A Mazda anunciou a intenção de alargar a sua gama de SUV, com o lançamento dos novos CX-60 e CX-80, além de um MX-30 com motor rotativo.

A Mazda anunciou, esta quinta-feira, a intenção de alargar a sua gama de SUV e crossovers, nomeadamente, com o lançamento dos novos CX-60 e CX-80. Isto, além de uma versão com gerador por motor rotativo do elétrico MX-30.

Estratégia a implementar, já a partir de 2022, o reforço da ofensiva SUV e crossover, no seio da Mazda, começará com o lançamento de dois novos modelos: o CX-60 e o CX-80.

Estas duas propostas, que a Mazda pensa lançar, nos mercados europeus, nos próximos dois anos, fazem parte daquilo que a marca nipónica designa de Grandes Produtos. Nos quais se inserem, ainda, o CX-70 e o CX-90, dois modelos que o construtor tem previsto comercializar nalguns mercados não-europeus, como os EUA.

O Mazda CX-5 vai deixar de ser o SUV maior da marca japonesa. Na Europa e não só.
O Mazda CX-5 vai deixar de ser o SUV maior da marca japonesa. Na Europa e não só.

A par destes, a promessa, ainda, do lançamento de um CX-50, neste caso, um modelo que a marca insere no grupo das Pequenas Plataformas.

Mazda CX-60 e CX-80: a aposta na tecnologia PHEV

Quanto aos novos CX-60 e CX-80 a lançar na Europa, recorrem à estratégia de desenvolvimento e produção "Building Block" da Mazda, sinónimo de construção de um conjunto de tecnologias fundamentais como "blocos", da qual faz parte o Skyactiv, o planeamento agregado e a produção flexível. Sendo também os modelos de duas e três filas de bancos, respectivamente, a liderar a introdução na Europa da tecnologia híbrida plug-in, com base em motores a gasolina de 4 cilindros em linha, combinados com um motor eléctrico.

LEIA TAMBÉM
Novas versões e preços. Mazda apresenta renovação da gama para Portugal

De resto, serão, também, lançadas novas gerações do motor a gasolina Skyactiv-X e do motor diesel Skyactiv-D, em combinação com um sistema mild hybrid de 48V, numa solução que procura combinar a elevada potência, com uma excelente performance ambiental.

A novidade MX-30 com motor rotativo

Em complemento a estas propostas, o lançamento, ainda no primeiro semestre de 2022, de uma nova variante do já conhecido modelo 100% elétrico MX-30, embora e desta feita, com extensor de autonomia.

Atualmente apenas elétrico, o Mazda MX-30 vai ganhar uma nova versão, com motor rotativo como gerador
Atualmente apenas elétrico, o Mazda MX-30 vai ganhar uma nova versão, com motor rotativo como gerador

Novidade, o facto desta versão recorrer a um motor rotativo, exclusivo da Mazda, como gerador.

Finalmente e já a partir de 2025, a promessa de introdução de uma série de novos produtos assentes numa nova plataforma dedicada para veículos 100% elétricos, ou EV. E que é mais um contributo rumo ao objectivo de electrificação da totalidade da gama Mazda, até 2030.