Primeiro elemento de uma ofensiva de produto que resultará, igualmente, no lançamento de dois novos SUV na Europa, a Mazda North America Operations acaba de dar a conhecer o CX-50. Um SUV que vem posicionar-se acima do CX-5 e que, inclusivamente, inaugura a nova fábrica Mazda Toyota Manufacturing no Alabama, EUA.
Com arranque da produção agendado apenas para o próximo mês de janeiro de 2022, na nova unidade de produção que resulta de uma joint-venture entre a Mazda e a Toyota, o CX-50 é, no entanto, um SUV destinado apenas ao mercado norte-americana.
Recorrendo à mesma plataforma do Mazda3 e do Mazda CX-30, o modelo ostentará um de dois motores a gasolina Skyactiv-G de 2,5 litros, a que se seguirá a introdução da electrificação.
Ainda de acordo com a marca nipónica, o modelo contará com as mais recentes evoluções do sistemas i-Activ AWD e Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive), este último visando a disponibilização de diferentes modos de condução, consoante as condições em que se circula.
LEIA TAMBÉM
Já em dezembro. Mazda CX-3 despede-se de Portugal ainda este ano
Exteriormente, o modelo aposta numa estética claramente inspirada no mundo dos crossovers, a procurar transmitir não apenas robustez, como também aptidões para uma utilização fora de estrada. Argumentos a que se junta, depois, um habitáculo que, em conjunto com a estreia de um tejadilho panorâmico, aspira a proporcionar uma experiência de condução superior.
Europa também na mira
No entanto e para os consumidores europeus, mais importante será saber que, este CX-50, antecipa o lançamento, ao longo dos próximos dois anos, de dois novos SUV na Europa. Ambos, de maiores dimensões.
Baptizados de CX-60, com duas filas de bancos, e CX-80, com três filas de bancos, estes dois novos modelos irão marcar, igualmente, a introdução dos novos propulsores híbridos, a gasolina e elétricos, no mercado europeu.
A par destas motorizações, a promessa de lançamento, ainda, de um motor seis cilindros em linha Skyactiv-X de nova geração, com ignição por compressão, assim como de um bloco Diesel Skyactiv-D, com tecnologia mild hybrid de 48V.