Antes dos europeus CX-60 e CX-80. Mazda apresenta o americano CX-50

A Mazda North America Operations acaba de dar a conhecer o CX-50, SUV que antecede outros dois novos modelos do género, para a Europa.

Primeiro elemento de uma ofensiva de produto que resultará, igualmente, no lançamento de dois novos SUV na Europa, a Mazda North America Operations acaba de dar a conhecer o CX-50. Um SUV que vem posicionar-se acima do CX-5 e que, inclusivamente, inaugura a nova fábrica Mazda Toyota Manufacturing no Alabama, EUA.

Com arranque da produção agendado apenas para o próximo mês de janeiro de 2022, na nova unidade de produção que resulta de uma joint-venture entre a Mazda e a Toyota, o CX-50 é, no entanto, um SUV destinado apenas ao mercado norte-americana.

Recorrendo à mesma plataforma do Mazda3 e do Mazda CX-30, o modelo ostentará um de dois motores a gasolina Skyactiv-G de 2,5 litros, a que se seguirá a introdução da electrificação.

O novo Mazda CX-50
O novo Mazda CX-50

Ainda de acordo com a marca nipónica, o modelo contará com as mais recentes evoluções do sistemas i-Activ AWD e Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive), este último visando a disponibilização de diferentes modos de condução, consoante as condições em que se circula.

LEIA TAMBÉM
Já em dezembro. Mazda CX-3 despede-se de Portugal ainda este a
no

Exteriormente, o modelo aposta numa estética claramente inspirada no mundo dos crossovers, a procurar transmitir não apenas robustez, como também aptidões para uma utilização fora de estrada. Argumentos a que se junta, depois, um habitáculo que, em conjunto com a estreia de um tejadilho panorâmico, aspira a proporcionar uma experiência de condução superior.

Europa também na mira

No entanto e para os consumidores europeus, mais importante será saber que, este CX-50, antecipa o lançamento, ao longo dos próximos dois anos, de dois novos SUV na Europa. Ambos, de maiores dimensões.

O interior do novo Mazda CX-50
O interior do novo Mazda CX-50

Baptizados de CX-60, com duas filas de bancos, e CX-80, com três filas de bancos, estes dois novos modelos irão marcar, igualmente, a introdução dos novos propulsores híbridos, a gasolina e elétricos, no mercado europeu.

A par destas motorizações, a promessa de lançamento, ainda, de um motor seis cilindros em linha Skyactiv-X de nova geração, com ignição por compressão, assim como de um bloco Diesel Skyactiv-D, com tecnologia mild hybrid de 48V.

O CX-50 é o primeiro Mazda a ostentar um tecto panorâmico
O CX-50 é o primeiro Mazda a ostentar um tecto panorâmico