Mazda. Sucessor do CX-5 pode receber a designação CX-50

O modelo mais vendido da Mazda da Europa poderá conhecer um sucessor em 2022 e a designação atual de CX-5 também poderá ser alterada para CX-50.

O modelo mais vendido da Mazda da Europa poderá conhecer um sucessor em 2022 e a designação atual de CX-5 também poderá ser alterada para CX-50. Isto é o que garante um publicação online japonesa, citando fontes da marca de Hiroshima.

O sucessor do atual Mazda CX-5, que recentemente foi renovado, poderá não manter a mesma designação, passando a ser comercializado com CX-50, segundo é avançado no Japão.

No ano passado, a Mazda registou um conjunto de designações para novos modelos, incluindo o CX-50. A publicação online japonesa Spyder7 afirma ter recebido informação de fontes anónimas que referem a utilização da designação CX-50 pelo sucessor do CX-5.

Aquela publicação adianta que o CX-50 irá utilizar a nova plataforma de tração traseira da marca japonesa que foi desenvolvida para a nova geração do Mazda6. Se isto for verdade, o novo crossover também poderá utilizar motorizações de seis cilindros em linha e híbridas.

Novos motores de seis cilindros

A Spyder7 sugere que a versão base irá receber o motor de quatro cilindros em linha de 2,5 litros SkyActiv-G com sistema mild-hybrid, que desenvolve 184 cv, assim como uma versão sobrealimentada com 223 cv. Também existe a possibilidade de ser equipado com o motor diesel de quatro cilindros SkyActiv-D de 2,2 litros.

O referido bloco de seis cilindros em linha terá uma capacidade de 3,0 litros e utilizará a tecnologia SkyActiv-X da Mazda e sistema mild-hybrid de 48V. Além disso, está igualmente a ser equacionado um motor diesel de seis cilindros em linha de 3,3 litros.

Além dos motores, o novo Mazda CX-50 poderá ter um design mais esguio do que o atual CX-5, com linhas mais acentuadas entre os pilares A e C para proporcionar um aspeto de um coupé, assemelhando-se ao Mazda3, mas com maiores dimensões.

LEIA TAMBÉM
Novo Mazda CX-5 escapa (por um triz) à classe 2

A publicação japonesa refere ainda que o novo Mazda CX-50 poderá ser anunciado em 2021 ou 2022. Este modelo poderá, assim, suceder ao Mazda CX-5, que é o mais vendido da marca no mercado europeu.

O Mazda CX-5, recorde-se, foi recentemente renovado e recebeu um conjunto de evoluções e atualizações que lhe permitem responder a uma concorrência cada vez mais aguerrida no segmentos dos SUV-C. No mercado nacional, está disponível a partir de 32.190 euros.