Renovado Mazda CX-5 já disponível com preços desde 32.190 euros

Com preços entre 32.190 euros e 62.174 euros, o SUV CX-5 da Mazda já estão em comercialização em Portugal. A gama é proposta em quatro motorizações.

Com preços entre 32.190 euros e 62.174 euros, o SUV CX-5 da Mazda já estão em comercialização em Portugal. A gama é proposta em quatro motorizações - duas a gasolina e duas diesel - dois tipos de tração e três níveis de equipamento.

O modelo mais vendido da Mazda no mercado europeu, o SUV CX-5, foi recentemente renovado e já se encontra disponível em Portugal, com preços a partir de 32.190 euros.

Para responder a uma concorrência muito agressiva no segmento dos SUV-C, a Mazda introduziu diversas evoluções e atualizações no design exterior e interior do seu campeão de vendas, assim como na conceção dos motores, na dinâmica em condução em estrada e em fora de estrada e nos níveis de vibração.

Mazda CX-5 2020
Mazda CX-5 2020

Exteriormente, a principal alteração consistiu na introdução de um novo lettering nos emblemas identificativos. Mais profunda foi a revisão no interior que passa a incluir um ecrã de oito polegadas no centro do tablier para permitir a apresentação de textos e grafismos maiores e com mais definição.

O novo ecrã permite visualizar o sistema de navegação, oferece uma visão ampliada a 360 graus em redor do veículo, assim como informações relacionadas com o monitor de eficiência de combustível, que permite verificar, em tempo real e entre outros, a operação do sistema de desactivação dos cilindros do bloco a gasolina 2.0 Skyactiv-G.

LEIA TAMBÉM
Mazda CX-5 prepara nova actualização. Agora, a pensar nas emissões

O novo Mazda CX-5 adota iluminação LED de alta qualidade na consola de tejadilho, luz central do habitáculo e luz da bagageira, de série em todas as versões da gama. O design do comando da chave foi, igualmente, renovado.

Motores a gasolina e diesel

No capítulo mecânico do SUV médio da Mazda é proposto com uma gama de motores Skyactiv, destacando-se o bloco a gasolina Skyactiv-G de 2,0 litros de 165 cv, disponível com transmissão manual Skyactiv-MT ou automática Skyactiv-Drive, ambas de 6 velocidades, e tração dianteira.

O motor a gasolina com caixa de velocidades manual dispõe de um sistema de desactivação de cilindros, que, em função da situação de condução, permite desligar automaticamente dois dos quatro cilindros do motor em situações de pouca carga, reduzindo-se as perdas por bombeamento e a resistência mecânica, bem como os consumos e as emissões de dióxido de carbono.

A oferta de motorizações a gasolina é complementa pelo bloco Skyactiv-G de 2,5 litros de 194 CV, que se encontra associado a uma transmissão automática e tração integral (AWD) inteligente Mazda i-Activ.

A oferta diesel inclui o bloco Skyactiv-D de 2,2 litros e 150 cv, com transmissão manual ou automática e tração dianteira, e o Skyactiv-D de 2,2 litros e 184 cv. Este último está disponível apenas em versão de caixa automática e tracção integral.

Todas as versões de caixa automática passaram a contar com patilhas no volante, para uma mais rápida operação. Outros acertos pontuais foram feitos ao nível da afinação das suspensões (tipo MacPherson à frente e sistema multi-link atrás), direcção e travões, de forma a melhorar ainda mais a estabilidade de condução.

Melhorias em fora de estrada

A performance em fora de estrada evoluiu com a integração do sistema Off-road Traction Assist nas versões de tracção integral. Operando em conjunto com os sistemas AWD e TCS, elimina a patinagem dos pneus e distribui a quantidade correta de binário às rodas com aderência, maximizando a tracção.

O sistema também funciona em conjunto com o auxiliar de arranque em subida, evitando o deslizamento em subidas com superfícies escorregadias.

Novo ecrã na parte superior da consola central

Os engenheiros da Mazda procuraram melhorar a qualidade de condução através de melhorias ao nível do NVH (ruído, vibrações e aspereza) no habitáculo.

A sensação de condução foi melhorada pela adoção de um amortecedor dinâmico no sistema de direção das versões a gasolina, o qual funciona como uma contramedida de vibração.

Em termos de assistência à condução, o novo Mazda CX-5 recebe uma atualização do sistema Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), com deteção nocturna de peões (veículos a velocidades entre os 4 e os 80 km/h e peões entre os 10 e os 80 km/h).

A ativação antecipada dos faróis facilita a visibilidade do carro por parte dos peões e dos outros veículos, contribuindo para prevenir acidentes.

Três níveis de equipamento

No mercado nacional, a gama CX-5 é proposta em três níveis de equipamento: Evolve, Excellence, Special Edition. Nas versões a gasolina, os preços do Mazda CX-5 situam-se entre os 32.190 euros e os 49.251 euros, enquanto as motorizações diesel custam entre 41.521 euros e os 62.174 euros.

Referência para as variantes Special Edition de tração integral i-AWD que estão disponíveis por 49.251 euros equipadas com o motor a gasolina 2.5 Skyactiv-G de 194 cv e por 62.176 euros com o motor diesel 2.2 Skyactiv-D de 184 cv.