Depois das dúvidas quanto à sua continuidade, eis que a Mazda acaba de confirmar, de forma oficial… mas discreta, uma nova geração daquele que é o seu SUV mais antigo, o CX-5. O qual deverá chegar ainda em 2024 e, pela primeira vez, com uma motorização híbrida.
O anúncio foi feito, de forma muito discreta, num documento sobre os últimos resultados financeiros da companhia de Hiroshima, em que o fabricante confirma que o CX-5, um dos modelos Mazda de maior sucesso, vai mesmo ter nova geração.
Em produção desde 2012, o CX-5 vê, assim, confirmada aquela que será a sua terceira geração, isto numa altura em que a marca nipónica continua a apostar fortemente em SUV e crossovers. Mais concretamente, através do lançamento, na Europa, de propostas como o seu primeiro SUV híbrido plug-in CX-60 ou do modelo de 7 lugares CX-80, assim como e já nos EUA, do CX-50, CX-70 e CX-90.
Por outro lado e a par da garantia de continuidade, a Mazda revela, ainda, que o próximo CX-5 estreará, pela primeira vez na história do modelo, uma motorização híbrida. Não explicitando, contudo, se se trata de um híbrido simples ou um mais complexo híbrido plug-in.
Recorde-se que o fabricante tem vindo a aproveitar, nos últimos tempos, uma maior proximidade da congénere Toyota, partilhando não apenas modelos, como é o caso do novo Mazda2, um irmão quase gémeo do Yaris, como também e principalmente, a tecnologia híbrida plug-in.
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Quanto a datas de lançamento, o documento avança que este novo CX-5 híbrido poderá chegar a alguns mercados (entre os quais, presume-se, deverá estar a Europa), já no segundo semestre de 2024.
Elétricos "em grande escala" a partir de 2028
A terminar, vale a pena recordar que, por exemplo, o próximo Mazda 6, antevisto pelo concept EZ-6, tem previsto, igualmente, uma motorização híbrida plug-in, embora a sua comercialização esteja agendada, pelo menos para já, apenas para a China.
Quanto a elétricos puros, a Mazda tem definido como data de lançamento, daquele que será o seu primeiro EV concebido a partir de uma plataforma dedicada, o ano de 2027, seguindo-se, a partir daí e no período entre 2028 e 2030, o lançamento de modelos exclusivamente elétricos em grande escala".