Na Europa em 2022. Mazda CX-5 renova-se com mais tecnologia e novas versões

A Mazda acaba de apresentar a atualização do CX-5, para 2022, com várias novidades tecnológicas, mas também uma nova estrutura de gama.

Depois de uma primeira imagem, divulgada por um responsável governamental chinês, na sequência do pedido de homologação do crossover para a China, eis que a Mazda apresenta, de forma oficial, a atualização do seu SUV maior, o CX-5, para 2022. Com várias e importantes novidades tecnológicas, mas também com uma nova estrutura de gama.

Hoje em dia o SUV mais antigo na oferta da marca de Hiroshima, o Mazda CX-5 renova-se, assim, para o ano que aí vem, a começar, pelo aspecto estético. Ainda que e neste caso, feito de forma muito discreta e que obriga a algum atenção, para descobrir tudo o que mudou.

Assim, uma observação mais demorada revela ópticas e farolins retocados, a contribuírem para um visual mais agressivo, à frente, acompanhados de um nova grelha tridimensional, mais vincada. Além de associada, como também já habitual, à asa que serve de assinatura nos atuais modelos da Mazda.

Mazda CX-5 Newground
Mazda CX-5 Newground

Ainda no exterior, a proposta de uma nova cor exterior, denominada Zircon Sand, a somar a três novas denominações em termos de equipamento: Newground, Homura e High+.

LEIA TAMBÉM
Novas versões e preços. Mazda apresenta renovação da gama para Portugal

Começando pelo Newground, a presença de vários elementos estilo em tom prateado nas zonas inferiores dos pára-choques e nas guarnições das portas, retrovisores exteriores pretos, elementos em verde lima na grelha dianteira e jantes em liga leve de 19" em preto maquinado. Passando ao interior, estofos em camurça com costuras em verde lima, a mesma cor que também surge presente nas saídas de ar condicionado.

Já a versão intermédia Homura, acrescenta um acabamento da grelha dianteira em preto brilhante mais desportivo, asa de assinatura, secções inferiores dos pára-choques, arcos das rodas, guarnições das portas e retrovisores exteriores, além de jantes em liga leve de 19" com acabamento em preto metalizado. Tudo isto, com detalhes vermelhos na grelha frontal, cor que surge também nas costuras dos bancos em couro preto, volante, alavanca da caixa de velocidades e painéis da porta.

Mazda CX-5 Newground
Mazda CX-5 Newground

Finalmente, a versão High+, que se destaca por uma uniformização da cor exterior e jantes em liga leve de 19" prateadas. Ao passo que, no interior, sobressai o couro Nappas e os revestimentos em grão de madeira genuína.

Mais e melhor tecnologia

Ainda no habitáculo e proposto em todas as versões, uma nova área, na consola central, para carregamento por indução de smartphones, enquanto, na bagageira, um piso reversível de duas peças, ao nível do acesso, procura facilitar as operações de carga e descarga. Sendo que, no caso das versões Newground, existe, ainda, um tapete de bagageira com um lado resistente à água.

Passando ao pacote de sistemas de segurança i-Activsense disponibilizados com o Mazda CX-5, o reforço da oferta, com a introdução da tecnologia Cruising & Traffic Suport (CTS), a qual procura diminuir os níveis de fadiga do condutor, ajudando-o nas acelerações, travagens e mudança de direcção, quando em engarrafamentos. Isto, ao mesmo tempo que os Adaptive LED Headlights (ALH) acabaram igualmente melhorados, neste caso, como forma de garantir uma distribuição mais refinada da luminosidade.

Mazda CX-5 Homura
Mazda CX-5 Homura

Novidade é, ainda, o sistema Mazda Intelligent Drive, ou Mi-Drive, o qual vem permitir a selecção de modos de condução diferenciados. Sendo que, no caso das versões com sistema de tracção integral i-Activ AWD, beneficiam, ainda, de um modo Off-Road, capaz de garantir mais segurança, em pisos de menor aderência.

Finalmente, a estreia, neste modelo, da Skyactiv-Vehicle Architecture, a qual, garante a Mazda, veio trazer melhorias em termos de estrutura e carroçaria, suspensões e bancos, além de evolução no conforto, quando em condução, e diminuição da fadiga. Graças, igualmente, a uma melhor insonorização relativamente aos barulhos vindos do exterior e, nomeadamente, de pisos mais abrasivos ou de gravilha.

Chega em 2022

A Mazda anuncia, ainda, que o renovado CX-5 deverá chegar aos principais mercados europeus, no início de 2022. Não estando, no entanto, ainda definido, se, quer esta nova estrutura de gama, quer a data de lançamento, se aplicarão a Portugal.

Mazda CX-5 High+
Mazda CX-5 High+