A notícia não vai, certamente, agradar aos muitos fãs portugueses do modelo: depois de já ter feito o mesmo nos EUA, a Mazda prepara-se colocar um ponto final na comercialização do pequeno crossover CX-3 também em Portugal e na Europa. Já em dezembro.
A notícia foi avançada pela polaca Auto Katalog, com base em declarações do director de Comunicação da Mazda Polónia, Szymon Soltysik, e, entretanto, já confirmada, igualmente, pelo site Motor1, junto da Mazda Alemanha. Não restando, por isso, quaisquer dúvidas: o CX-3 vai deixar de figurar na oferta europeia da marca de Hiroshima.
Segundo as mesmas fontes, o fim do Mazda CX-3 deverá ter lugar ainda este ano, mais precisamente, em dezembro de 2021.
No entanto, importa também salientar que, o fim do CX-3 na Europa, não significa, contudo, o fim do modelo, propriamente dito. O qual continuará a ser comercializado, por exemplo, no mercado do Japão, onde, aliás, acaba de receber uma edição especial de nome Super Edgy.
LEIA TAMBÉM
Já à venda. Mazda lança nova edição limitada do elétrico MX-30
Apesar desta subtracção, a verdade é que, também no Velho Continente, a oferta CX deverá continuar a crescer nos próximos dois anos, nomeadamente, com o lançamento do CX-50, proposta mecanicamente parecida ao CX-30. E a que seguirá o CX-60 e o CX-90, dois modelos que estrearão uma nova plataforma de tracção traseira, com motores de seis cilindros em linha.
De resto e ainda sobre estes novos motores, de base SkyActiv a gasolina e Diesel, a Auto Katalog avança que a Mazda continua o seu desenvolvimento, de forma a poderem albergar configurações híbridas plug-in.
Uma vez prontos para o lançamento, Europa, Japão e outros mercados receberão os modelos CX-60, com duas fileiras de bancos, e CX-80, com três filas, ao passo que os EUA ganharão um CX-70 e um C90, ambos de dimensões maiores. Juntando-se, assim, ao CX-50, modelo também ele destinado apenas ao Novo Mundo e cuja estreia no mercado americano está agendada para o próximo mês de dezembro.