Mazda confirma extensor de autonomia rotativo para elétricos

Está confirmado o regresso dos motores Wankel à marca nipónica, agora aplicados a veículos elétrificados como extensor de autonomia rotativo para combater a ansiedade da autonomia Após termos, durante o último ano, noticiado a possibilidade do regresso dos motores rotativos à Mazda, e já no mês passado ter publicado as patentes que mostram como poderá ser a arquitetura deste sistema, a marca confirma agora esta aposta tecnológica. Foi revelado que serão lançados dois modelos com propulsão apenas através de motores elétricos, sendo o primeiro alimentado exclusivamente pelas baterias, enquanto o segundo acolhe um extensor de autonomia rotativo. É a confirmação do regresso dos motores Wankel, desta vez para alimentar as baterias com uma solução tecnológica "excecionalmente pequena, leve e silenciosa".   O facto deste ser um sistema bastante compacto é apontado precisamente como uma das grandes vantagens do extensor de autonomia rotativo, já que permite a adoção de diversas soluções tecnológicas. A isso junta-se também uma eficiência reforçada, obtida pela possibilidade de alimentar este motor rotativo com GPL. O fabricante de Hiroshima avançou ainda estudos que indicam que todas as motorizações serão eletrificadas em 2030, embora apenas 5% sejam veículos elétricos a bateria, e que por isso continua a apostar na evolução dos seus propulsores de combustão com tecnologias SkyActiv, como o novo motor SkyActiv-X com ignição por compressão que foi revelado no último ano em Tóquio.
A Mazda tem sido uma das marcas com abordagem mais ampla na procura de soluções para o futuro dos motores a gasolina, com investigações em várias direções, como pode ver neste artigo.