Para ultrapassar um ambiente de incerteza relativamente à mobilidade elétrica, a Mazda vai contar com a "amiga" Toyota para lançar sete a oito modelos a bateria até 2030.
A Mazda reafirmou a sua posição de "seguidora intencional" na área da mobilidade elétrica e reconhece que ainda não está preparada para uma mudança completa para os veículos elétricos, sublinhando que a procura atual para os seus veículos de combustão ainda é elevada.
Em entrevista recente à Automotive News, o CEO da Mazda, Masahiro Moro afirmou que os planos da marca passam pelo lançamento de sete ou oito veículos elétricos até 2030 e acredita que deverão representar entre 25% a 40% das vendas mundiais. Estes planos são menos ambiciosos do que alguns concorrentes e estão relacionados com a incerteza na procura de veículos elétricos.
"Uma das grandes questões para nós é que a procura é incerta", refere o CEO da Mazda. "Na situação atual do mercado, a realidade da eletrificação, em particular de veículos elétricos a bateria, é que o crescimento não é assim tão alto. Por isso vamos começar um pouco mais lentamente em termos de aceleração. Não necessariamente em termos de calendário. É por isso que chamo a nós próprios de seguidores intencionais nos veículos elétricos".
O responsável máximo da Mazda considera que agora e 2030 é o "período de alvorada da eletrificação" e, por esse motivo, a marca tem de "passar por essa jornada acidentada". Segundo Masahiro Moro, a Mazda terá de responder às necessidades e vontades dos consumidores. "Neste momento, o consumidor está à procura de soluções alternativas - diferentes dos veículos elétricos a bateria".
Colaboração com Toyota
Os futuros veículos elétricos da Mazda serão desenvolvidos e comercializados através da nova divisão e-Mazda e serão construídos com base numa plataforma escalável. Os primeiros modelos deverão chegar entre 2025 e 2027. A aposta inicial poderá recair em SUV com um ou dois motores elétricos.
Masahiro Moro não quis avançar com pormenores relativamente aos pack de baterias, mas a Mazda já assinou contratos com a Panasonic e a Envision AESC Japan. Além disso também é parceira da Toyota e da Panasonic na área das baterias na Prime Planet Energy & Solutions.
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A Mazda vai trabalhar com a Toyota para diminuir os custos de produção dos seus elétricos. Os sistemas de eletrónica e software desenvolvidos em conjunto com a Toyota serão utilizados pelos elétricos da Mazda a partir de 2026. Segundo Masahiro Moro, isso vai permitir poupar entre 70% a 80% dos custos totais de investimento se o fizéssemos sozinhos".
"Há muitas coisas que uma empresa não pode fazer individualmente", sublinha o CEO da Mazda. "No passado poderíamos ter dito que esta é uma área concorrencial. Mas agora é uma área colaborativa".