Maxus T90 EV. Primeira pick-up elétrica combina clássico e moderno

Naquela que foi uma jogada de antecipação face à concorrência, a Maxus lançou a primeira pick-up elétrica no mercado europeu

Naquela que foi uma jogada de antecipação face à concorrência, a Maxus lançou a primeira pick-up elétrica no mercado europeu que também já está disponível em Portugal. O sucesso da T90 EV pode ser condicionado pela tração traseira, o preço elevado e uma autonomia que até 330 quilómetros em ciclo WLTP.

Enorme curiosidade e interesse suscita a pick-up elétrica da Maxus à sua passagem, não só por se tratar de um modelo desconhecido, até agora, no mercado nacional, mas também pela quase ausência de ruído, à exceção de um silvo caraterístico (e incomodativo) a baixas velocidades. 

Se é certo que este segmento será um dos últimos a ser eletrificado, a Maxus antecipou-se à concorrência ao lançar a primeira pick-up elétrica no nosso país. 

Ao contrário de muitos modelos elétricos que utilizam uma plataforma dedicada, a Maxus T90 EV resultou da adaptação da pick-up chinesa T90, também comercializada na Tailândia e no Paquistão como MG Extender.

Na sua essência, a Maxus T90 EV é uma pick-up de cabina dupla e cinco lugares de dimensões médias, com um comprimento exterior de 5,35 metros, uma distância entre-eixos longa de 3,16 metros e uma largura de 1,90 metros. 

Só tração traseira

Uma das peculiaridades da T90 EV será a disposição da sua linha motriz. O compartimento do motor acomoda os sistemas elétricos em substituição do bloco diesel, mas como a bateria tem uma capacidade bastante elevada, de 88,6 kWh, esta teve de ser instalada por baixo do chassis. 

Como consequência, o sistema de tração integral do T90 teve de ser eliminado e a relativa maior altura ao solo deixa à vista a caixa da bateria. 

A tração está a cargo de um motor elétrico montado no eixo traseiro e que fica mais abaixo do que o diferencial, reduzindo a altura útil ao solo a uns modestos 18,7 centímetros, enquanto os ângulos de ataque e saída não vão além de 27º e 24º. 

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Naturalmente que estes valores limitam as prestações em fora de estrada, mas como só tem tração traseira, a Maxus T90 EV está longe de ter uma vocação para todo-o-terreno mais exigente. Não obstante ainda conta com um sistema de controlo de descidas.

A bateria anuncia uma autonomia de até 330 quilómetros em ciclo WLTP ou 417 km em ciclo urbano. O carregamento pode ser efetuado em corrente alterna a 11 kW em 7h30m ou em corrente contínua a 80 kW em apenas 45 minutos. A tomada de carregamento está localizada onde normalmente se encontra o bocal de enchimento de gasóleo, no painel lateral traseiro esquerdo. 

Convencional e moderno

Passando ao habitáculo, este apresenta um painel de bordo com um design contemporâneo, não faltando um ecrã tátil de 10,25" na consola central, que controla a maioria das funções, com exceção da climatização, que possui botões físicos dedicados na parte inferior.

Os comandos principais são uma mistura de convencional e moderno. Existe um canhão da ignição para inserir a chave e um travão de estacionamento mecânico entre os bancos. Por outro lado, a seleção dos programas de condução é efetuado através de um comando giratório, como, de resto, em outros modelos da Maxus

A qualidade geral do habitáculo é razoável, assim como o nível de construção, sendo utilizada uma combinação de plásticos rijos e revestimentos a imitar pele, nas portas e nos bancos.

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O espaço a bordo é generoso para os dois ocupantes da frente. Os bancos traseiros têm as costas direitas, mas permitem acomodar perfeitamente três pessoas, embora o do meio seja mais apertado. Se viajarem apenas duas pessoas atrás, as costas do assento do meio podem ser transformadas numa pequena mesa de bordo. Entre os bancos da frente existem duas tomadas, de 12V e 220V, para ligar equipamentos diretamente à bateria de tração.

Ao volante

Dinamicamente, a condução da T90 EV é peculiar. O motor elétrico, com de 177 cv (130 kW) de potência e 310 Nm de binário, assegura uma razoável agilidade a um veículo que pesa em vazio quase 2,4 toneladas. Em função das necessidades, o utilizador tem à disposição três modos de condução - Eco, Normal e Power - ativados por botões ao lado do seletor dos programas de condução. 

Todavia, não é possível selecionar diferentes níveis de regeneração porque existe apenas um, que é de série. O sistema de regeneração também não é dos mais eficientes, sendo possível ganhar alguma autonomia, mas apenas na sequência de fortes desacelerações em descidas.

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Em termos de consumo de energia, o computador de bordo registou uma média de 18,6 kWh/100 km,   o que se traduz num custo de 7,10€ por cada cem quilómetros em carregamento na rede pública a um preço médio de kWh de 0,38 € (dados da UVE) ou 3,72 € em carregamento doméstico a preço médio de 0,20 €. 

O ruído oriundo do motor é percetível a baixas velocidades,, quer no interior, quer no exterior. A direção é bastante leve, facilitando as manobras num veículos com mais de 5,30 metros. Mas a velocidades mais elevadas, não transmite grande resposta ao condutor.

O peso elevado exige algumas cautelas nas curvas, o baixo centro de gravidade assegura uma elevada estabilidade. A suspensão traseira de molas parabólicas revelou-se excessivamente saltitante em vazio.  

Preço elevado

No que se refere ao preço de venda ao público, a pick-up elétrica da Maxus está disponível por 81 381 euros, valor em linha com concorrentes diesel do segmento mais equipados, com melhor qualidade e com capacidades em fora de estrada.

O preço elevado vem acompanhado com uma lista de equipamento relativamente interessante, que compreende ar condicionado, câmara traseira, sensores de estacionamento traseiros, sensores de luminosidade e chuva, bancos em pele artificial, luzes de circulação diurna.

Para quem quer baixar a pegada de carbono das suas deslocações, não necessita de um sistema de tração integral nem efetua muitos quilómetros diariamente, a pick-up elétrica da Maxus apresenta-se como uma proposta interessante, naquela que é uma combinação entre clássico e moderno.

Maxus T90 EV

Preço 81 381€
Motor Elétrico
Potência 177 cv (130 kW)
Binário 310 Nm
Transmissão Dian, Auto., 1 vel.
Peso 2375 kg
Comp./Larg./Alt. 5,35/1,90/1,81 m
Dist. entre eixos 3,16m
Carga útil 925 kg
Desempenho 12,3 s 0-100 km/h; 120 km/h Vel. Máx.
Consumo 18,6 (18,6*) kWh/100 km
Bateria/Capacidade Iões de lítio 88,55 kWh
Autonomia Elétrica 330 (300*) km
Tempos de carga 45 minutos (10-80% 80 kW CC); 7h30 (0-100% 11 kW CA)

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

- Imagem
- Autonomia
- Espaço

NÃO GOSTÁMOS

- Preço
- Sistema regeneração
- Alguns materiais