Os comerciais ligeiros eDeliver3 e eDeliver9 da Maxus e o Porter NP6 da Piaggio Commercial foram apresentados oficialmente em Portugal pela Astara, que representa aquelas duas marcas no mercado nacional.
A Astara lançou oficialmente os comerciais ligeiros das marcas Maxus e Piaggio Commercial em Portugal. A oferta de ambas está dirigida ao segmento profissional, mas o posicionamento é diferente.
No caso da marca Maxus, a aposta vai para uma gama exclusivamente elétrica, baseada nos modelos eDeliver3 e eDeliver9, que oferecem autonomias que podem chegar aos 350 quilómetros.
A opção mais compacta da gama Maxus é o eDeliver3, que está disponível em dois comprimentos de carroçaria - SWB e LWB - que oferecem volumes úteis de carga de 4,8 m3 e 6,3 m3, respetivamente. O compartimento de carga da versão SWB permite acomodar até três europaletes
Autonomia até 371 km
Atualmente, o eDeliver3 é proposto com duas opções de bateria com 35 kWh e 52 kWh, que oferecem autonomias de 226 km e 342 km, respetivamente. A curto prazo está prevista a introdução de uma nova bateria com 50,2 kWh que garantirá uma autonomia de até 371 km.
A linha motriz elétrica do eDeliver3 inclui um motor elétrico que desenvolve uma potência de 90 kW (122 cv) e um binário de 255 Nm, permitindo alcançar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em torno dos 12 segundos. A velocidade máxima está limitada a 120 km/h, de forma a poupar a carga da bateria.
LEIA TAMBÉM
Francisco Morais, Maxus Portugal: "Vamos arrancar com três modelos"
O eDeliver3 destaca-se também pelo extenso equipamento de conforto e conveniência, incluindo de série, entre outros elementos, ar condicionado, ecrã tátil de sete polegadas, entrada USB, sistema Apple CarPlay para ligação do telemóvel, tomada de 12V, sistema de áudio com ligação Bluetooth e comandos no volante, bancos aquecidos, programador de velocidade, espelhos retrovisores com regulação elétrica e volante forrado a pele com regulação em altura.
Em termos de preços, o Maxus eDeliver 3 está disponível a partir de 30.890 euros, ao que acresce o IVA.
eDeliver9
O comercial de maior capacidade da atual gama elétrica da Maxus é o eDeliver9, que está disponível nas versões Cargo Van L2H2 e L3H2, as quais oferecem volumes úteis de carga de 9,7 m3 e 11,0 m3, respetivamente. A carga útil pode ascender a 1200 kg.
O Maxus eDeliver9 vem equipado com um motor elétrico de 150 kW (204 cv) e um binário máximo de 310 Nm. Este propulsor permite ao eDeliver9 uma agilidade notável nos percursos mistos, como revela a capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas seis segundos. A velocidade máxima encontra-se limitada aos 100 km/h.
O modelo pode ser equipado com baterias de três diferentes capacidades - 51,5 kWh, 72 kWh ou 88,55 kWh, esta última exclusivamente na variante L3H2. O tempo de carregamento oscila entre as 6 e as 11 horas numa tomada CA (corrente alternada), estando disponível a alternativa de carregamento rápido numa tomada DC (corrente contínua) para obtenção de 80% da carga total da bateria em apenas 40 minutos.
Equipamento alargado
A autonomia em ciclo combinado varia entre 186 e 296 km e em ciclo urbano entre 237 e 353 km (norma WLTP), de acordo com a capacidade das baterias e da maior ou menor distância entre eixos.
A praticamente todos os equipamentos presentes no eDeliver3, o eDeliver9 acrescenta vários elementos de série com elevado valor, quer no domínio do conforto quer da segurança.
Destacam-se os faróis em LED com sensor de luz, ecrã tátil de alta-definição com 10,1 polegadas, faróis de nevoeiro dianteiros, airbags de cortina e aviso sonoro de cinto de segurança para condutor e passageiro, aviso de passagem de faixa de rodagem, luz traseira de travagem em LED, sistema ajustável de aviso de excesso de velocidade, radar dianteiro e traseiro, entre outros.
O Maxus eDeliver9 está disponível a partir de 55.280 euros (mais IVA).
Piaggio Porter NP6
A oferta da Piaggio Commercial assenta no modelo Porter NP6, um pequeno comercial ligeiro que está vocacionado para uma utilização citadina ou para o transporte de carga em trajetos de curta ou média distância.
O amplo leque de versões e configurações adaptáveis às mais diversas necessidades profissionais permite ao Porter NP6 destacar-se pela sua versatilidade, dimensões compactas e agilidade, conjugadas com motorizações ecológicas e baixo consumo de combustível.
O novo modelo está disponível nas variantes de chassis curto, destinado sobretudo à utilização em cenários urbanos, e de chassis longo, com maior autonomia e uma capacidade de carga superior.
Combinando as diversas versões e composições disponíveis, o Porter NP6 oferece cerca de 1400 possibilidades de configuração, adaptando-se a praticamente qualquer necessidade ou preferência pessoal do utilizador final.
No capítulo mecânico, o Porter NP6 está equipado com um motor de quatro cilindros e 1498 cc, que desenvolve uma potência de 106 cv. O sistema de alimentação deste propulsor é do tipo "CombiFuel" - Gasolina/GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) ou Gasolina/CNG (Gás Natural Comprimido) - cumprindo, em qualquer dos casos, a norma de emissões Euro 6D Final.
Combifuel
O motor foi concebido para funcionar no modo de gás por predefinição, exceto na fase de arranque, que ocorre no modo de gasolina. Assim que atinge a temperatura normal de funcionamento, o sistema de alimentação transita automaticamente para o modo de gás.
A possibilidade de dispor de duas relações finais de transmissão (padrão e reduzida), nas versões de equipamento HD e HD Top, permitem adequar o binário transmitido às rodas consoante as situações de condução, otimizando por exemplo o consumo de combustível ou permitindo lidar com maior facilidade com cargas pesadas em declives acentuados.
O Piaggio Porter NP6 está disponível com quatro níveis de equipamento: Plus, Top, HD e HD Top.
A dotação de série inclui, em qualquer das versões, direção com assistência elétrica, sistema de assistência em subidas (Hill Holder), fecho centralizado com comando à distância, vidros elétricos, tomada de 12V, entrada USB, entre outros. Consoante os níveis de equipamento, estão disponíveis sistema de áudio com ligação bluetooth para ligação de telemóveis, ar condicionado e espelhos retrovisores exteriores rebatíveis com regulação elétrica.
No capítulo da segurança, o equipamento de série inclui airbag do condutor, sistema de chamada automática de emergência (eCall), sensor de chuva e faróis dianteiros com ajuste elétrico. Como equipamento opcional, e consoante as versões, os clientes podem ainda contar com o airbag para o passageiro e luzes de nevoeiro.
O Porter NP6 oferece a possibilidade de combinar versões de distância entre eixos curta (L1) ou longa (L2) com eixos traseiros de rodado simples ou duplo, bem como a disponibilidade de duas configurações prontas a utilizar (com plataforma fixa ou basculante).
O Piaggio Porter NP6 está disponível a partir de 18.100 euros (mais IVA).