A Maserati escolheu o Motor Valley Fest, evento realizado este fim-de-semana em Modena, Itália, para dizer adeus ao seu lendário V8. Despedida que será feita através de edições especiais das versões Trofeo do Levante, Ghibli e Quattroporte, naquilo que é também uma passagem de testemunho à nova família elétrica Folgore.
Baseada naquela que é a versão mais desportiva destes modelos, esta nova edição especial, intitulada Zéda, será, assim, a última expressão do motor V8 Twin Turbo a 90° com 580 cv, cuja produção, na fábrica da Maserati em Modena, irá oficialmente terminar no final de 2023.
De resto e quanto às unidades que entretanto serão produzidas com este V8, a Maserati afirma acreditar que tornar-se-ão itens de coleccionador, até por representarem uma peça única na história do fabricante italiano.
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Sobre o longo percurso feito com o V8, a marca do tridente recorda que tudo começou em 1959, com o Maserati 5000GT, sendo que, até hoje, mais de 100.000 unidades foram produzidas e vendidas com um motor de oito cilindros em V.
Entretanto e também como parte desta despedida, o fabricante promete apresentar, no próximo Festival da Velocidade de Goodwood, agendado para julho de 2023, o Ghibli 334 Ultima e o Levante V8 Ultima.
Passagem do testemunho
No Motor Valley Fest deste ano, o qual decorre até ao próximo domingo, dia 14 de maio, a Maserati aproveitará, ainda, para fazer uma espécie de passagem de testemunho àquela que será a sua futura gama 100% elétrica, de nome Folgore.
Família que, para já, conta com dois modelos: o GranTurismo Folgore, o primeiro automóvel 100% elétrico na história da marca de Modena, e o Grecale Folgore, o primeiro SUV exclusivamente elétrico com o emblema do tridente da grelha frontal.
Recordar, igualmente, que a Maserati tem previsto contar, já partir de 2025, com uma versão totalmente elétrica de cada um dos seus futuros modelos, tornando, assim e a partir de 2030, exclusivamente elétrica.