Eis a estratégia elétrica da Maserati até 2023. Com novo SUV confirmado!

Depois de ter ficado para trás na "revolução" SUV… e elétrica, a Maserati pretende agora recuperar o tempo perdido, lançando um novo SUV, com eletrificação!

Depois de ter ficado para trás na "revolução" SUV… e elétrica, a Maserati pretende agora recuperar o tempo perdido. A demonstrá-lo, o anúncio de que irá lançar, já no próximo ano, um SUV "irmão" do Levante, o qual, garantidamente, deverá contar com algum tipo de eletrificação!

O anúncio da chegada de um novo SUV, para fazer companhia ao Levante, acaba de ser feito pela própria Maserati, que insere esta decisão na sua mais recente estratégia de eletrificação da gama. A qual passará, progressivamente, a exibir, de uma forma generalizada, motorizações híbridas ou elétricas.

LEIA TAMBÉM
Primeiros Maserati eléctricos chegam em 2021

No caso deste novo SUV, a marca do tridente procedeu a adaptações na linha de montagem de Cassino, em Itália, de onde já saem modelos como o Alfa Romeo Stelvio e Giulia, para passar a fabricar igualmente este novo SUV. O qual, acrescente-se, deverá chegar ao mercado, durante o próximo ano de 2021.

Primeiro SUV na história da Maserati, o Levante prepara-se para receber um "irmão mais pequeno"... eletrificado
Primeiro SUV na história da Maserati, o Levante prepara-se para receber um "irmão mais pequeno"... eletrificado

Ainda sobre este novo SUV, posicionar-se-á, em termos de gama, imediatamente abaixo do Levante, enquanto proposta para capaz de competir com propostas como o Audi Q5, o BMW X3, o Jaguar F-Pace, o Mercedes-Benz GLC, ou o Volvo XC60. Mas também com a aliciante extra que resulta do facto de contar com uma motorização eletrificada.

Alfieri igualmente confirmado

No entanto, as novidades, na Maserati, para 2021, não acabam aqui. Pois, a par do novo SUV, a marca do tridente confirmou igualmente a chegada da versão final de produção do promissor Alfieri, também para o próximo ano.

Depois de notícias segundo as quais o modelo poderia chegar ainda em 2020, a Maserati agenda agora a chegada do seu novo superdesportivo, para 2021, embora com promessas de uma variante totalmente elétrica!

Protótipo de desportivo apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2014, o Alfieri vai, finalmente, conhecer a luz do dia
Protótipo de desportivo apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2014, o Alfieri vai, finalmente, conhecer a luz do dia

Com produção entregue à fábrica de Modena, Itália, o Alfieri deverá contar, no entanto e igualmente, com motorizações a gasolina, as quais também poderão ter algum tipo de eletrificação.

LEIA TAMBÉM
Maserati Alfieri elétrico chega em 2020

Eletrificação começa ainda antes

Contudo e embora o Alfieri esteja, desde já, confirmado com motorização zero emissões, a verdade é que este não será o primeiro Maserati a surgir, no mercado, com algum tipo de eletrificação.

Segundo os planos já conhecidos da Maserati para o período até 2023, o primeiro modelo do tridente a ser comercializado com algum tipo de apoio elétrico, será o Ghibli. Cuja nova variante menos poluente, deverá ver a luz do dia ainda este ano.

LEIA TAMBÉM
Maserati dá lustre ao Ghibli

Embora ainda sem muita informação disponibilizada, os rumores apontam no sentido de que a solução possa passar por uma versão híbrida de carregamento em tomada, cuja comercialização deverá começar na China. Sendo que, só depois disso, chegará aos restantes mercados, Europa inclusive.

Coupé desportivo, o Maserati GranTurismo vai ser um dos primeiros modelos da marca do tridente a render-se à propulsão 100% elétrica
Coupé desportivo, o Maserati GranTurismo vai ser um dos primeiros modelos da marca do tridente a render-se à propulsão 100% elétrica

GranTurismo e GranCabrio - os primeiros elétricos

Já em 2021, deverão chegar ao mercado as próximas gerações do GranTurismo e GranCabrio, as quais serão também as primeiras, no seio da marca, a surgir com motorização 100% elétrica.

LEIA TAMBÉM
Maserati GranTurismo MY 2018 estreia na Bolsa de Nova Iorque

A preparar, de resto, este passo, o grupo FCA realizou já um investimento de cerca de 800 milhões de euros na fábrica de Mirafiori, em Itália, onde estes dois modelos vão ser produzidos.