Maserati Quattroporte. Conheça as seis gerações que fizeram 60 anos de história

Revelado em 1960, o Maserati Quattroporte já conheceu seis gerações nos seus 60 anos de vida e continua a ser uma das referências

Revelado em 1960, o Maserati Quattroporte já conheceu seis gerações nos seus 60 anos de vida e continua a ser uma das referências entre as berlinas luxuosas desportivas. Ao longo das seis décadas de produção já saíram 75 mil unidades deste modelo da linha de montagem de Modena.

Um dos modelos emblemáticos da história automóvel, o Maserati Quattroporte, assinala 60 anos desde a sua apresentação oficial no dia 30 de outubro de 1960 no Salão Automóvel de Turim.

Ao longo das suas seis gerações, a berlina de luxo da marca do tridente conheceu várias evoluções no seu estilo, enquanto no capítulo técnico recebeu diversas e inovações que permitiram a este modelo atravessar com sucesso dois séculos. 

A Maserati não hesita em reivindicar que a sua berlina desportiva de luxo "representa uma vertente muito muito específica da sociedade ao volante e um segmento significativo do mercado automóvel".

À semelhança de outros automóveis icónicos que foram capazes de marcar a sua própria época, o Quattroporte tem sido aclamado, reunido consensos, já que se trata de um produto que se conseguiu reinventar sem receio de ser ousado, mas que tem sido sempre fiel na procura pela excelência em termos de design e performance.

Estrela de cinema

Além de ter sido a escolha dos automobilistas mais exigentes, de reis e princípes, o Quattroporte marcou presença em mais de 60 produções cinematográficas e também foi fotografado nas passadeiras vermelhas. Além disso acompanhou os mais altos dignatários em eventos solenes, e os mais significativos VIP da indústria, 

Nas suas seis décadas de existência já foram produzidas mais de 75 mil unidades do Quattroporte, que, no entanto, sempre se soube manter inovador, aos mesmo tempo que se manteve inalterado ao longo dos anos.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Maserati-Quattroporte_galeria_001_1963.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Maserati-Quattroporte_galeria_002_1974.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Maserati-Quattroporte_galeria_003_1979.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Maserati-Quattroporte_galeria_004_1986.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Maserati-Quattroporte_galeria_005_1994.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Maserati-Quattroporte_galeria_006_2003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Maserati-Quattroporte_galeria_007_2013.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Maserati-Quattroporte_galeria_009_2023.jpg]

A primeira geração do Quattroporte foi pioneira na sua altura, distinguindo-se pelo seu potente motor de oito cilindros oriundo da competição, que permitia alcançar uma velocidade máxima de 230 km/h, assim como pelo design dinâmico e elegante, ao que se juntava um habitáculo requintado e sofisticado, projetado para ser uma verdadeira "sala de estar em movimento", conforma sublinha a Maserati. 

O aspeto majestoso e o espaço extremamente acolhedor fizeram do Quattroporte uma verdadeira viatura de representação e esteve sempre habituado às luzes da ribalta.

Criado pelos melhores designers

As suas linhas foram desenvolvidas por grandes mestres do design automóvel, começando por Frua, que traçou a curvatura original, ao que se juntaram nomes como Giugiaro, Gandini e Pininfarina. A mais recente geração tem a assinatura do Maserati Centro Stile.

Com o contributo de técnicos, mecânicos, pilotos de teste e designers a levá-lo da fase de projeto até à estrada, o Quattroporte tem sido, e continua a ser, a joia da coroa da intensa história do fabricante de Modena.

LEIA TAMBÉM
Um dos míticos granturismos. Maserati celebra os 55 anos do México

Trinta anos após o lançamento do Quattroporte surgia um modelo que fazia o corte com o passado, mantendo-se, no entanto, fiel à sua fórmula vencedora. O responsável pelo feito foi De Tomaso. Igualmente um sucesso foi a geração lançada em 2003, assim como a mais recente.

Não obstante toda as alterações estilísticas, os progressos em termos de engenharia, as mudanças na estrutura empresarial e inúmeras unidades produzidas, a berlina desportiva da Maserati manteve a sua poderosa abordagem de exclusividade.

Reinvenção constante

"O Quattroporte é a história da Maserati. Um automóvel que conta a nossa história, e que nos representa, há mais de meio século, de forma prestigiante no mundo das berlinas", comenta Davide Grasso, CEO da Maserati. "Desde 1963, tem sido a crónica da evolução de um dos mais amados e apreciados modelos, inaugurando um segmento que, até então, era território desconhecido e por explorar". 

O CEO da Maserati não tem dúvidas em sublinhar que o Quattroporte conseguiu "reinventar-se sempre, "sem nunca perder a sua identidade, para adaptar-se à passagem do tempo, às mudanças na sociedade, aos avanços da tecnologia e da indústria, e às tendências, e que se tornou na escolha da nossa clientela mais seletiva, bem como do mundo do entretenimento e das grandes figuras de nível internacional".