Maserati Project24 é um hipercarro de pista com 740 cv

O novo desenvolvimento da Maserati é o hipercarro de pista Project24, baseado no MC20, equipado com motor biturbo V6 com 740 cv e um design

O novo desenvolvimento da Maserati é o hipercarro de pista Project24, baseado no MC20, e equipado com motor biturbo V6 com 740 cv, assim como um um design específico de competição para utilização em pista.

A Maserati surpreendeu toda a gente ao anunciar que está a trabalhar no desenvolvimento de um hipercarro de pista baseado no MC20 e denominado Project24. A produção é de apenas 62 unidades, mas o preço de cada uma ainda não foi revelado.

Este hipercarro especial é o sucessor espiritual da versão de competição Enzo, baseada no Maserati MC12, que assinalava a rica herança da marca do Tridente no desporto automóvel.

A Maserati divulgou três esboços que fazem a antevisão do seu futuro hipercarro. Os painéis da carroçaria são feitos numa combinação de fibra de carbono com alguns componentes produzidos a partir da fibras naturais.

Maserati Project24

A ligação ao MC20 é visível apenas na forma da carroçaria, já que tudo o resto parece ser específico. Mesmo os vidros laterais são únicos, pois são feitos de um material denominado Lexan por uma questão de poupança de peso.

Como não estão limitados pelas normas dos veículos de estrada, os designers do Centro Stile Maserati deram "asas" à sua imaginação, tendo introduzido uns LED finos no pára-choques, um splitter à imagem da Fórmula 1, espelhos de competição e uma gigantesca asa traseira.

A secção traseira também recebe farolins em LED, cujo desenho é inspirado no emblema do tridente, saídas de escape duplas montadas em posição elevada e um difusor específico de competição.

A Maserati afirma que as partes dianteira e a traseira são ajustáveis, produzindo elevados níveis de carga aerodinâmica. Finalmente, as jantes de alumínio forjado de 18 polegadas foram concebidas especificamente para o Project24 e montam pneus slicks.

Baixa relação peso/potência

O Project24 partilha o chassis monocoque em fibra de carbono com o MC20, mas beneficia de um conjunto de melhorias para os circuitos. O motor biturbo V6 de três litros oriundo debita 740 cv, mais 110 cv do que o MC20 de estrada. A potência mais elevada e um peso inferior a 1250 kg traduz-se uma relação peso-potência de 1,69 kg/cv.

A potência é transmitida ao eixo traseiro por uma caixa sequencial de seis velocidades, com a embraiagem de competição e o bloqueio mecânico de diferencial a completarem a mecânica inspirada na competição.

LEIA TAMBÉM
Já disponível em Portugal. Maserati MC20 promete superar recordes

A suspensão de braços duplos foi especificamente afinada para a pista juntamente com os amortecedores ajustáveis e as barras de anti-rolamento. O hipercarro conta ainda com um sistema de travagem da Brembo, com discos ventilados, pinças de competição e um sistema de refrigeração da travagem.