Para competir com Ferrari e Lamborghini. Maserati vai criar one-offs

A Maserati pretende competir com as marcas desportivas de luxo, como a Ferrari, através da criação de modelos de baixo volume e até one-offs.

A viver nova etapa de rejuvenescimento, em grande parte devido à estratégia de crescimento e reposicionamento desenvolvida pelo grupo Stellantis, a Maserati procura agora aproximar-se mais das chamadas marcas desportivas de luxo, também na forma como atrai novos clientes. Mais concretamente, apostando, também ela, em modelos de baixo volume e até one-offs!

A revelação foi feita pelo engenheiro-chefe da Maserati, Davide Danesin, durante uma entrevista à britânica Top Gear, em que assumiu que a aposta da marca do tridente irá passar, também, por procurar cativar os clientes de bolsos mais cheios. Nomeadamente, propondo-lhes carros mais exclusivos e até mesmo feitos à medida!

Segundo Danesin, esta estratégia será implementada através da divisão de personalização da marca italiana 'Fuoriserie' e que estará, desde já, apta e receptiva a aceitar projectos fortemente personalizados, elaborados a partir de modelos já existentes na gama do fabricante, ou até mesmo de protótipos que nunca chegaram a passar à produção. Como é o caso, por exemplo, do Alfieri Concept de 2014 ou, até mesmo, pasme-se, do Boomerang de 1971!

O Maserati Boomerang
O Maserati Boomerang

A par destes one-offs, a Maserati assume, igualmente, o interesse em lançar versões especiais ou de produção muito limitada, feitas a partir de plataformas de modelos recentes, como é o caso do MC20 ou do GranTurismo.

Igualmente exclusivas... e caras, estas propostas que funcionarão como uma espécie de resposta a iniciativas idênticas já desenvolvidas por outros fabricantes, como é o caso do Countach LPI 800-4 na vizinha Lamborghini, ou do Daytona SP3, na outrora irmã Ferrari.

Project24 é o tiro de partida

Aliás, este último objectivo foi já colocado em marcha, nomeadamente, através do chamado Project24, uma espécie de MC20 de corrida, para utilização exclusiva em pista, do qual serão feitos não mais do que 62 unidades. Sendo que, mesmo entre estas mais de seis dezenas de viaturas, não existirão dois carros iguais, garante a Maserati.

LEIA TAMBÉM
Maserati Project24 é um hipercarro de pista com 740 cv

Anunciando uma potência a rondar os 750 cv, ou seja, mais cerca de 120 cv que a versão de estrada, esta nova proposta da Maserati será também mais leve, com um peso a seco de apenas 1.250 kg.