Apontando o próximo GranTurismo como o seu primeiro modelo 100% elétrico, a Maserati quer tornar-se a primeira marca de luxo a finalizar a sua oferta elétrica. Algo que, espera o fabricante, deverá acontecer já em 2025, depois de um ano de 2021 que foi de crescimento.
Numa altura em que já fechou as contas relativas ao ano transacto, a Maserati destaca a prestação positiva alcançada em 2021, ano em que conseguiu aumentar a sua quota no mercado global para 2,4%. Com especial destaque para os mercados da América do Norte e da China, onde as subidas foram de 2,9 e 2,7 por cento, respectivamente.
A sustentar estes resultados, um crescimento nas vendas que, segundo o fabricante de Modena, representou uma subida de 41% face a 2020, com um total de 24.269 veículos entregues a clientes em todo o mundo.
Quanto à margem do Resultado Operacional Ajustado, apurada "numa base pró-forma e como se a fusão entre a FCA e a PSA estivesse completada a 1 de janeiro de 2022", manteve-se no 5,1%, enquanto as Receitas Líquidas foram de 2.021 milhões de euros.
Com o GranTurismo a liderar… e o Grecale a chegar
Impulsionada pelos resultados agora anunciados, a Maserati reafirma a determinação de aplicar a estratégia elétrica a que deu o nome de "Folgore" e que tem no próximo GranTurismo, o primeiro automóvel da marca do tridente a adoptar soluções 100% elétricas.
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Com estreia no mercado agendada para 2023, a próxima geração daquele que é um verdadeiro ícone para a marca de Modena, surgirá, segundo o fabricante, com soluções técnicas de vanguarda, derivadas da Fórmula E, e a prometer "uma performance soberba", a par de "um conforto e uma elegância típicos".
Entretanto e também para o próximo ano, a chegada do mais recente SUV do construtor, o Grecale, cujo lançamento, refere a Maserati, está previsto para os próximos dias, e que não deixará de exibir, no futuro, uma versão elétrica.
Já para 2024 e 2025, a garantia de lançamento de versões 100% elétricas do superdesportivo MC20, da berlina desportiva Quattroporte, assim como do totalmente novo SUV de grandes dimensões Levante. Modelos que completarão a oferta Maserati Folgore, sinónimo de propostas totalmente elétricas.
2030 como meta final
De resto e até por fazer parte do grupo Stellantis, que ainda recentemente deu a conhecer o plano estratégico "Dare Forward 2030", também a Maserati fixou já o ano de 2030 como aquele a partir do qual se tornará uma marca apenas e só elétrica.
Também a partir desta data, o fabricante passará a desenvolver, conceber, e produzir, todos os seus novos modelos em Itália, recorrendo a sistemas de propulsão elétrica.